Vitória, Sport e Atlético-PR são os clubes da Série A com o menor número de patrocinadores nas camisas
07 de Junho de 2017 - Thiego SouzaVitória ainda não fechou com nenhum patrocinador para estampar a marca na camisa do clube
Todo clube de futebol vive de bilheterias, programas de sócios e patrocínios, principalmente os que são estampados nos uniformes, sendo esses considerados os mais caros por conta da exposição das marcas na televisão e em fotografias, porém clubes como Vitória, Sport e Atlético-PR perderam anunciantes no último ano, que simplesmente deixaram de investir em divulgação nestes clubes.
Em levantamento feito pelo IBOPE/Repucom, que é a empresa "Líder global em pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia", "e que fornece métricas de eficiência e avaliação de resultados de patrocínio em esportes, entretenimento e cultura", Vitória, Sport e o Atlético-PR são os clubes da Série A que tem na camisa apenas o patrocínio master, que coincidentemente é o mesmo (Caixa), e a marca do fornecedor de material esportivo.
O diretor-executivo do IBOPE Repucom, José Colagrossi Neto, em contato com o Bahia no Ar, explicou como é a política de cada clube na busca pelos patrocinadores. "A quantidade de marcas na camisa no futebol brasileiro é diretamente influenciada pela política comercial de cada clube. Alguns clubes são mais agressivos buscando patrocinadores mesmo de curto prazo. Outros preferem priorizar parcerias de longo prazo. Alguns são mais flexíveis em termos de precificação de suas propriedades. Outros não. Não existe estratégia universalmente correta ou errada, pois depende do momento do clube", disse.
Se for fazer uma comparação aos anos de 2015 quando estava na Série B, e 2016, já na Série A, o Vitória chegou a ter cinco patrocinadores estampando suas marcas na camisa do clube.
A pesquisa feita pelo IBOPE/Repucom não apresenta uma marca que estampa sua marca nos números das camisas do Vitória, que fica na parte de trás do uniforme.
De acordo com Colagrossi, os clubes que não possuem patrocinadores podem ter sido afetados pela crise econômica que o país atravessa. "Especificamente, os três clubes, Vitória, Sport e Atlético-PR, oferecem uma entrega de mídia aos seus patrocinadores boa, dentro, ou mesmo acima, do esperado de clubes em seus mercados e de acordo com os campeonatos que disputam. Evidentemente existe uma crise econômica que, infelizmente, afastou muitos patrocinadores do futebol", comentou.
Mesmo com alguns clubes apresentando diversos patrocinadores, o número é baixo relacionado aos anos anteriores. "A verdade é que ainda estamos vivendo um momento de escassez de patrocinadores", concluiu.
O Bahia no Ar tentou contato com o diretor de Marketing do Vitória, Armando Libório, mas até o fechamento da matéria não obteve êxito nas tentativas.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023