Covid-19: Procon- BA continua na fiscalização do comércio para evitar aumento abusivo de preço
20 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
“Os fornecedores não devem aumentar os preços em função do cenário do coronavírus”
O Procon Bahia tem fiscalizado diariamente estabelecimentos que fabricam ou vendem produtos como álcool em gel, luvas e máscaras. Com a expansão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as medidas de proteção e cuidados pessoais têm elevado a procura pelos itens, encontrados com preços elevados na capital da Bahia.
A ação do órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) avalia preços de produtos de higiene pessoal, máscaras de proteção e anti-sépticos, por exemplo. A alteração nos preços deve ser justificada com a comprovação de eventual alteração dos custos.
O superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira, durante entrevista no programa De Olho na Cidade da TV Baiana, falou sobre alguns produtos que sofreram aumento exagerado, Felipe ainda ressalta que o órgão continua fiscalizando para que alguns fornecedores não usem da ‘ganancia’ para subfaturar.
“Esse tipo de atitude o Procon-Ba não vai aceitar, estamos tendo muito cuidado em relação aos preços dos produtos nos mercados, mantemos a nossa fiscalização pelas ferramentas que o Procon dispõe. Já tivemos no site www.consumidor.gov.br, desde o início de março como tivemos o agravamento da pandemia até o dia 17, foram 7.116 mil pessoas atendidas pela internet através do canal oficial do Procon, temos na liderança as pessoas que tiveram problemas passagem área, além de 679 pessoas créditos e cartão de débito, outras tantas de tv por assinatura”, disse.
“Os fornecedores não devem aumentar os preços em função do cenário do coronavírus. Qualquer aumento deve ser fundamentado e baseado em evidências que justifiquem o ato. A orientação do Governo do Estado é coibir os abusos”, afirma o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.
Nos casos de restrições quantitativas, os fornecedores e revendedores devem garantir o equilíbrio, garantindo o atendimento ao maior número possível de consumidores.
As denúncias ao órgão poderão ser encaminhadas por meio do Aplicativo Procon BA Mobile ou por e-mail: [email protected].
Comentários
Outras Notícias
Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
26 de Junho de 2026Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]
Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal
26 de Junho de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS
26 de Junho de 2026Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes
26 de Junho de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia
26 de Junho de 2026Foto: Divulgação Procon-BA
Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador
25 de Junho de 2026Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023