Limpurb encontra óleo nas praias do Flamengo e do Jardim dos Namorados
11 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
Sobe para 22 o número de praias atingidas pelo óleo no estado, em oito cidades. Três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição para auxiliar na operação
Fragmentos do óleo que atinge as prais do Nordeste desde o final de agosto foram encontradas nas praias do Flamengo e do Jardim dos Namorados, na Pituba, na noite desta quinta (10) e na manhã desta sexta-feira (11), respectivamente, informou a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Com isso, já são três praias com ocorrências de manchas de óleo na capital baiana – também houve registros na praia de Piatã.
A Limpurb atua no monitoramento e na limpeza das praias em plantão de 24 horas, com uma equipe de 75 agentes de operações especiais, além de dois agentes de coleta. Três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição para auxiliar na operação.
Para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo o resíduo coletado com um equipamento chamado ancinho, uma espécie de vassoura metálica. O material, então, é colocado em um recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Instituto.
Com as novas ocorrências, sobe para 22 o número de praias atingidas pelo óleo no estado, em oito cidades. São elas: Piatã, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados (Salvador); Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas); Arembepe, Guarajuba, Itacimirim e Jauá (Camaçari); Praia do Forte (Mata de São João); Subaúma, Porto de Sauípe, Costa do Sauípe e Massarandupió (Entre Rios); Baixio e Mamucabo (Esplanada); Barra da Siribinha, Barra do Itariri, Sítio do Conde e Poças (Conde); Coqueiro e Mangue Seco (Jandaíra).
Análise realizada por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aponta que o material foi produzido na Venezuela. O governo venezuelano, entretanto, nega.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023