Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Reprodução / Freepik
O Brasil não está autorizado a produzir a versão genérica do lenacapavir, medicamento injetável utilizado na prevenção do HIV. A decisão partiu da farmacêutica Gilead Sciences, detentora da patente. Embora a Anvisa tenha aprovado recentemente o registro da injeção para uso como profilaxia pré-exposição (PrEP), a produção nacional do fármaco não foi liberada.
Mesmo com o aval regulatório, a incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e da análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), além da avaliação final do Ministério da Saúde.
Desde 2024, a Gilead vem firmando acordos de licenciamento voluntário para a fabricação de versões genéricas do lenacapavir em 120 países considerados de baixa ou média renda. O Brasil, no entanto, não foi incluído na lista e, segundo a empresa, não há previsão de mudança nesse cenário.
De acordo com a farmacêutica, a exclusão do país se deve à avaliação de que o Brasil possui capacidade de financiamento do sistema público de saúde. Ainda assim, especialistas alertam que o alto custo do medicamento pode inviabilizar sua ampla distribuição pelo SUS.
Atualmente, o tratamento com lenacapavir pode custar mais de US$ 25 mil por pessoa ao ano nos Estados Unidos. Estudos indicam que, caso fosse produzido por outros laboratórios, o valor poderia cair drasticamente, chegando a menos de US$ 50 anuais.
Pesquisadores, entidades internacionais e a Unaids criticam o preço praticado e cobram da farmacêutica políticas mais acessíveis, considerando o impacto global no combate à epidemia de HIV/Aids.
Comentários
Outras Notícias
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023