Saúde

Dor nas costas afeta mais de 600 milhões de pessoas no mundo; especialistas indicam nova abordagem para o tratamento

21 de Outubro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Dor nas costas afeta mais de 600 milhões de pessoas no mundo; especialistas indicam nova abordagem para o tratamento]

Foto: Getty Imagens / Reprodução G1

A dor nas costas já é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas convivem com o problema atualmente — e a estimativa é que esse número cresça para 843 milhões até 2050.
No Brasil, a situação segue a mesma tendência: segundo o Ministério da Saúde, 40% da população sente algum tipo de dor crônica, e 15% sofrem com dores intensas ou incapacitantes.
Além do sofrimento físico, a condição é uma das principais causas de afastamento do trabalho e representa alto custo econômico para famílias e empresas.
Para o neurocirurgião e especialista em dor crônica, Dr. Carlos Eduardo Romeu, tratar a dor apenas como um problema físico é um equívoco.
“A dor crônica, em muitos casos, é um alarme do cérebro desregulado. Ele dispara o sinal de dor mesmo sem dano real. Como se fosse um hábito aprendido, mas que pode ser ‘reensinado’ com o tratamento correto”, explica.
Segundo o especialista, novas abordagens combinam tratamento físico, reeducação neural e estratégias cognitivas, o que ajuda a restaurar o bem-estar e reduzir a reincidência das dores.
“Focar só na estrutura da coluna é tratar metade do problema. Quando se considera o papel do sistema nervoso, os resultados são muito mais eficazes e duradouros”, completa Romeu.

Comentários

Outras Notícias