Saúde

Mais de 1 milhão de baianos convivem com algum tipo de deficiência; visão é o desafio mais comum

27 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
[Mais de 1 milhão de baianos convivem com algum tipo de deficiência; visão é o desafio mais comum]

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Dados do Censo Demográfico de 2022 apontam que 7,9% da população da Bahia com 2 anos ou mais apresenta algum tipo de deficiência, totalizando aproximadamente 1.093.719 pessoas. As limitações incluem dificuldades severas ou incapacidades relacionadas à visão, audição, mobilidade, manipulação de objetos e comunicação.
A Bahia é o quarto estado brasileiro com maior número absoluto de pessoas com deficiência, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em termos percentuais, o estado ocupa a nona posição entre as unidades da Federação, com destaque para a maior prevalência entre as mulheres, que correspondem a cerca de 57,2% desse grupo.
Entre os tipos de deficiência, a mais frequente é a dificuldade para enxergar, que afeta 594.932 baianos, representando 54,4% das pessoas com algum tipo de deficiência no estado. Em seguida, aparecem limitações na locomoção e dificuldade para subir escadas, atingindo 382.655 pessoas.
O levantamento também detalha a situação em Salvador, onde 172.620 pessoas apresentam deficiência, o que equivale a 7,3% da população com 2 anos ou mais. As mulheres predominam, com 62,6% do total.
Além disso, o Censo revela disparidades regionais e diferenças entre municípios, destacando áreas com altos índices e outras com menores incidências.

Comentários

Outras Notícias