Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias
23 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Arquivo Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta sexta-feira (16) a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja de produção comercial de aves, localizada em Montenegro (RS), município com aproximadamente 64 mil habitantes.
Essa é a primeira vez que a gripe aviária é registrada no setor de avicultura comercial do país, o que pode acarretar restrições nas exportações brasileiras. Diante da situação, o ministro Carlos Fávaro declarou estado de emergência zoossanitária por 60 dias, abrangendo um raio de 10 quilômetros ao redor da propriedade afetada. Essa delimitação pode ser alterada pela Secretaria de Defesa Agropecuária.
De acordo com o Mapa, ações previstas no plano nacional de contingência já estão em curso, com o objetivo de conter a propagação do vírus e preservar a produção avícola e o abastecimento alimentar.
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) afirmou que todas as providências foram adotadas com agilidade e que a situação está sob vigilância das autoridades. Já a Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) destacou a confiança nas medidas adotadas para minimizar possíveis impactos.
O Brasil, maior exportador global de carne de frango, já havia registrado casos em aves silvestres desde maio de 2023, espalhados por sete estados. Após um surto anterior no Espírito Santo, o Japão chegou a suspender compras daquele estado.
Em 2024, o país exportou cerca de US$ 10 bilhões em carne de frango, com principais mercados como China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes. O Rio Grande do Sul responde por 15% dessa produção.
O Mapa reforçou que o consumo de carne de aves e ovos não oferece riscos à saúde humana, pois o vírus não é transmitido por meio da ingestão desses alimentos. A contaminação em humanos ocorre, em geral, entre pessoas que têm contato direto com aves infectadas.
Nos últimos anos, o vírus H5N1 tem avançado nas Américas, atingindo inclusive mamíferos como leões marinhos. Nos EUA, já causou a morte de milhões de aves desde 2022.
No Rio Grande do Sul, o parque zoológico de Sapucaia do Sul, a cerca de 50 km de Montenegro, foi fechado preventivamente após a morte de dezenas de aves aquáticas nesta semana.
Comentários
Outras Notícias
OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo
17 de Novembro de 2025Foto: OMS/ONU
Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos
17 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia
17 de Novembro de 2025Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê
17 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
16 de Novembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
16 de Novembro de 2025Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023