Bahia registra aumento de 33% nos casos de dengue; vacina ainda não está disponível para todos
04 de Janeiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Estado finalizou o ano de 2023 com 47.753 ocorrências da enfermidade / Foto Divulgação
A Bahia finalizou o ano de 2023 com um aumento de 33% no número de casos de dengue no estado. Ao todo, 47.753 ocorrências da enfermidade foram registradas, o que equivale a 322,4 ocorrências por 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no dia 26 de dezembro.
O crescimento dos casos da doença não foram somente na Bahia. No Brasil, esse número subiu em 15,8%, passando de 1,3 milhão, em 2022, para 1,6 milhão, no ano passado. O infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, explica que a melhor prevenção da doença é evitar a proliferação de Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Devemos evitar manter água parada em ambientes internos e externos, que é o cenário ideal para a reprodução desse inseto, principalmente durante o verão, porque as chuvas e o calor favorecem a multiplicação dos mosquitos. Por isso, deve-se evitar o acúmulo de água em latas, potes, pneus, tampas, garrafas e calhas, deixando-as desobstruídas e livres de folhas e galhos. É necessário também cobrir adequadamente as caixas d’água e tratar as piscinas para evitar que virem moradas do Aedes”
Outra alternativa também é a vacinação para prevenir casos graves, com internação ou até a morte. Para casos da doença, a vacina disponível é a Qdenga (TAK-003), a primeira autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que protege contra os quatro tipos do vírus (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), sendo que as dos tipos 1, 2 e 4 são as mais comuns no Brasil.
A vacina, porém, ainda não está disponível no SUS para todas as idades. De acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias. Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.
Comentários
Outras Notícias
OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo
17 de Novembro de 2025Foto: OMS/ONU
Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos
17 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia
17 de Novembro de 2025Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê
17 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
16 de Novembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
16 de Novembro de 2025Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023