Política

Diante de tensões geopolíticas, Senado discute criação de sistema de GPS nacional

25 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Diante de tensões geopolíticas, Senado discute criação de sistema de GPS nacional]

Foto: Reprodução Redes Sociais

O risco de sanções dos EUA ao Brasil reacendeu o debate sobre a criação de um Sistema Brasileiro de Posicionamento Global (SBPG). A possibilidade de interferência no GPS, controlado pelos norte-americanos, colocou em pauta a necessidade de autonomia em geolocalização.
Tramita no Senado, desde 2023, o PL 4569, de autoria do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), que propõe o desenvolvimento do SBPG. A proposta, relatada por Marcos Pontes (PL-SP), foi discutida em maio, mas ainda não foi votada.
O projeto prevê articulação entre órgãos públicos e o setor privado, além de investimentos em pesquisa, inovação e regulamentação técnica. O objetivo é reduzir a dependência do Brasil de sistemas internacionais, como o GPS (EUA), GLONASS (Rússia), BeiDou (China) e Galileo (UE).
O governo também se movimenta. Em julho, criou um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica e econômica do sistema. Participam especialistas da Agência Espacial Brasileira (AEB), Força Aérea, universidades e empresas do setor aeroespacial.
Rodrigo Leonardi, da AEB, afirmou que o Brasil precisa debater se deseja criar um sistema global ou regional. Segundo ele, a complexidade do projeto exigirá investimentos muito superiores aos atuais aportes no programa espacial.

Comentários

Outras Notícias