Política

Suíca: ‘Não posso dizer que todos estão satisfeitos com candidatura de Geraldo Jr.’

19 de Março de 2024 - Redação Pernambués agora
[Suíca: ‘Não posso dizer que todos estão satisfeitos com candidatura de Geraldo Jr.’]

Suíca: ‘Não posso dizer que todos estão satisfeitos com candidatura de Geraldo Jr.’ / Foto CMS

Vereador de Salvador pelo PT e pré-candidato a renovar o seu mandato na Câmara Municipal da capital, Luiz Carlos Suíca reconhece que há, dentro do PT, uma parcela insatisfeita com a escolha do nome do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), para concorrer contra Bruno Reis (UB).

“Rusgas ainda existem, mas é um partido com suas tendências, mas é um partido sem dono. Segue sempre o que determinam os diretórios. Não posso dizer que as pessoas estão totalmente satisfeitas, algumas ou outras ainda estão decepcionadas”, reconheceu, ao Se Ligue Bahia.

Suíca, porém, não acredita numa migração de votos da esquerda para Kleber Rosa, do PSOL, que tem pontuado bem nas pesquisas.

Leia, abaixo, a entrevista completa:

SLB Entrevista: O PT está pacificado em relação a Geraldo como candidato?

LCS: O partido vai seguir o que a direção decidiu, que foi por uma candidatura da base de Jerônimo, mas isso não significa que todas as pessoas estejam satisfeitas, principalmente as mais antigas, as fundadoras, as que estão acostumadas com o partido sempre na cabeça. Rusgas ainda existem, mas é um partido com suas tendências, mas é um partido sem dono. Segue sempre o que determinam os diretórios. Não posso dizer que as pessoas estão totalmente satisfeitas, algumas ou outras ainda estão decepcionadas. Temos o presidente, um governador eleito pela militância, não vou dizer que todos estão satisfeitos, mas são militantes que seguem seus dirigentes.

SLB Entrevista: Mas na hora do palanque, todo mundo vai colocar suas forças?

LCS: Como disse, somos militantes que seguem seus diretórios, mas na hora de ir para as ruas, vão. Diante de um projeto estabelecido.

SLB Entrevista: Quanto à composição da chapa, o PT deveria indicar a vice?

LCS: Acho que o PT sempre foi rechaçado por alguns aliados, dizendo que não abria mão da cabeça de chapa. Agora abrimos mão. Somos quatro vereadores na Casa. Com todo o respeito aos outros partidos, merecemos esse crédito para colocar o 13 na disputa. Defendo isso.

SLB Entrevista: Sobre a chapa de vereadores, está definido? Quais são suas expectativas?

LCS: Sou pré-candidato à reeleição. Creio que os outros também. O PT está debruçado sobre uma chapa forte para fazer frente a uma disputa que é muito difícil. Vai todo mundo para uma possibilidade real de aumentar a bancada e contamos com os companheiros e companheiras da federação. O PV vai apresentar nomes, o PCdoB também.

SLB Entrevista: Outro nome da esquerda posto na eleição é Kleber Rosa, do PSOL. O senhor diz que o diretório vai seguir Geraldo, mas como o senhor vê os números de Rosa?

LCS: Vamos fazer um bom embate. O PSOL não faz parte da base de Jerônimo, a gente tem uma força enorme para fazer essa disputa. Essa coisa de dizer que o voto de esquerda ou do PT que não está satisfeito com Geraldo vai votar em Kleber Rosa… eu não acredito nisso. Kleber já estava no PT. Uma boa parte do PSOL. Não vamos fugir do projeto estabelecido por Wagner, Jerônimo, de fazer a disputa com Geraldo. Não acredito que os insatisfeitos com Geraldo vão para Kleber Rosa.

SLB Entrevista: Sobre a portaria da aprovação em massa, como o senhor avalia?

LCS: Eu vi má interpretação do ponto de vista da portaria. Ninguém é louco de aprovar estudantes sem nenhum aprendizado. A gente chega num determinado momento da vida em que você tem oito disciplinas. Na minha época eram oito matérias. Você passa em quatro e fica em quatro? Vai fazer uma progressão. Isso foi mal interpretado pela oposição. Tudo na política e na vida, as pessoas politizam. A ideia não é aprovar em massa, quando se chama assim, você diz que está aprovando um garoto ou garota que não teve sucesso em determinadas disciplinas. Educação precisa ser debatida. Isso é estrutural, a falta de educação, foi programada pela burguesia. É preciso repensar a educação desde sua base, estudar e ir para a escola não é uma tarefa divertida? Ou é? O único caminho para o desenvolvimento de um país, de um ser humano, é a educação, o conhecimento. Nenhum gestor ou gestora vai fazer uma maldade dessas. Não vou dizer que foi a oposição, mas pegaram isso e fizeram do limão uma limonada. A portaria fala em progressão, para não prejudicar o aluno no avanço escolar e nesse ponto precisamos entender o que é isso. É um ponto que precisa ser esclarecido, mas é maldade dizer que o governador está passando as pessoas em massa.

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil]
Brasil

Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil

05 de Maio de 2025

Foto: Agência Senado

[“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações]
Cultura

“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações

05 de Maio de 2025

Foto: Diney Araújo / Divulgação

[Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores]
Bahia

Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores

05 de Maio de 2025

Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade

[Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições]
Brasil

Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições

05 de Maio de 2025

Foto: Lula Marques / EBC

[AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]
Bahia

AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026

29 de Abril de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Sesab

[Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]
Saúde

Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem

29 de Abril de 2025

Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias