“Agora vamos conversar com Moro sem a proteção da toga”, diz Lula sobre candidatura de ex-juiz
30 de Novembro de 2021 - Revista Fórum
Filiado ao Podemos, o ex-juiz parcial Sergio Moro já começou a fazer campanha para a presidência pela chamada “terceira via”
Em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (30), o ex-presidente Lula (PT) disse achar “maravilhosa” a candidatura do ex-ministro.
“Eu acho maravilhoso Moro se colocar como candidato. A gente vai ter que conversar com Moro sem a proteção da toga, para dizer na cara dele que ele é mentiroso, que ele é falso”, afirmou o petista.
O ex-ministro foi julgado como parcial nos processos envolvendo Lula no âmbito da Operação Lava Jato, um dos mais notáveis casos de lawfare de que se tem notícia no mundo até hoje.
“Quando eu fui prestar depoimento, falei para o Moro: “Posso chegar em casa e perguntar para o meu filho, para o meu neto, para o meu bisneto, se estou sendo julgado por um juiz imparcial?’ Ele falou: ‘Pode’. Eu falei: ‘Porque o senhor não foi imparcial na minha condenação’. Ele sabia que estava mentindo”, recordou o ex-presidente.
“Não vi vocês incomodados quando fui preso injustamente”, diz Lula
Lula voltou, ainda, a explicar a fake news disparada contra ele e endossada pela mídia liberal de que teria igualado a primeira-ministra Angela Merkel ao presidente Daniel Ortega, quando comentou as últimas eleições na Nicarágua em entrevista ao “El País” da Espanha”.
“Eu não fiz comparação entre Ortega e Angela Merkel. Fiz comparação entre dois mandatos, um parlamentarismo e um presidencialismo. Porque no parlamentarismo as pessoas podem ficar 20 e poucos anos no poder, e no presidencialismo não podem?” questionou.
Lula foi interrompido por jornalistas da emissora, que tentaram descreditar sua pergunta, afirmando que Ortega mandou prender candidatos de oposição e violar os direitos humanos.
“Eu não vi vocês incomodados quando eu fui preso injustamente. Não vi vocês falarem que Bolsonaro foi candidato comigo preso. Eu estava preso quando a ONU em Genebra autorizou que eu pudesse ser candidato à presidência. Vocês não falaram nada quando prenderam o cara que estava em primeiro lugar na pesquisa de opinião pública. Eu não era oposição, eu era o cara que tinha mais votos que todos os outros. Me prenderam para me tirar das eleições”, rebateu o ex-presidente.
Foto: EFE/EPA/Mohammed Badra
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023