Fusão entre DEM e PSL pode avançar nesta semana, diz coluna
05 de Setembro de 2021 - A tarde
A possível fusão entre o DEM e o PSL, de olho na posição estratégica dos partidos para as eleições presidenciais de 2022, pode sair do papel ainda nesta semana
De acordo com a coluna do Lauro Jardim, no jornal O GLOBO, as tratativas para a união estão avançadas e a presidência do partido deverá ficar com o PSL, que possui atualmente 53 deputados e um senador. Com 28 deputados federais e cinco senadores, a fusão permitirá ao DEM dobrar o tamanho na Casa e ultrapassar o PT como maior bancada do Congresso.
A expectativa da fusão passa também pelo maior recurso financeiro que seria alocado para o novo partido, o que possibilitaria a tentativa de alavancar uma 3ª via fora da polarização Lula/Bolsonaro.
Na vontade do DEM, esse nome seria o do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que ainda figura como primeiro quadro do partido. Outros nomes como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também foram cogitados.
A tendência é que o assunto seja debatido e que se chegue a um consenso durante a Executiva nacional do partido, marcada para ocorrer na próxima semana.
"As conversas políticas existem, mas distante de ser algo que possamos cravar que vai acontecer. É uma ideia que se fortalece. Devemos conversar na Executiva após o feriado. O DEM é um partido que discute muito internamente, e essa é uma conversa que precisa ser referendada", afirmou Mandetta.
O deputado federal Elmar Nascimento, ex-DEM e atual presidente do PSL na Bahia, também defendeu o movimento.
"Acho que a própria legislação atual já impõe, com o fim das coligações, diminuir a quantidade de partidos. Será a primeira de uma série de fusões que serão imperiosas. A fusão é boa para os dois partidos, que nasceria como o maior partido do Brasil, com maior fundo eleitoral e tempo de televisão. Seria o maior protagonista da próxima eleição, com candidatos ao governo em metade dos estados da federação. E liderar o processo da terceira via com quadros que já existem, como Mandetta, Datena ou Pacheco", afirmou ao Globo.
O nome que será adotado na fusão e o número que será usado nas urnas ainda não estão definidos. O desejo do PSL é que Bivar seja conduzido à presidência do novo partido enquanto conta com um quadro forte como o presidente do DEM, ACM Neto, como vice.
Foto: Reprodução Internet
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023