Suíca diz que racismo é que tem matado na Bahia ao comentar dados sobre atuação policial
11 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), diz que o racismo tem matado a população negra há muitos anos no estado baiano e em todo o país
Nesta sexta-feira (11), o edil petista associou a situação com o dado revelado de que na Bahia 96,9% das pessoas que foram mortas pela Polícia Militar, em 2019, eram negras. Suíca também comenta o mais recente caso de racismo no futebol e cobra maior envolvimento da sociedade nos debates.
“Já denunciamos essa situação faz tempo. O modo de atuação policial é diferente nos bairros periféricos e nas áreas nobres. O sangue jorra nas favelas e isso tem que acabar, chega de mortes, o nosso povo está morrendo diariamente. Precisamos urgente de novas políticas de segurança. Não adianta mais, por exemplo, ficar enxugando gelo com essa guerra sem fim contra as drogas, onde só morre preto e pobre”, salienta Suíca.
De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, das 489 vítimas por intervenção policial identificadas, 474 eram pretas ou pardas no ano passado no estado baiano. Nesta quinta, o edil soteropolitano também comentou a reação dos jogadores de futebol na Europa após Pierre Webó, ex-jogador camaronês e membro da comissão técnica do time Istanbul, ter sofrido ataques racistas.
Suíca aponta que a frase dita pelo quarto árbitro da partida da Liga dos Campeões contra o PSG, o romeno Sebastien Coltescu, “é ouvida por muitos negros e negras todos os dias”. “‘Retire esse negro’ é uma frase que ouvimos todos os dias. Já fui alvo de racismo, já me seguiram em shopping e o racismo não surpreende. O que surpreende é que ainda tenhamos pessoas que relativizam a situação ou que digam que não existe, porque isso é uma estupidez”, completa.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023