Denice Santiago propõe nova forma de fazer política: “A cidade precisa ser unificada para todxs, sem barreiras e discriminação racial”
28 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
Criadora da Ronda Maria da Penha, que combate a violência doméstica no estado, Denice é a primeira mulher negra a ser candidata à prefeita pelo partido em Salvador
Oficialmente pré-candidata ao cargo de prefeita de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a major Denice Santiago falou sobre eleições de 2020 durante entrevista nesta terça-feira (28), ao Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole. A major licenciada da Polícia Militar, ainda afirmou que o projeto político para as eleições de 2020 não pode ter uma personificação única e sim construído a várias mãos.
"Nós teremos uma nova cidade, uma nova forma de fazer política e um novo processo eleitoral. O projeto de Salvador não pode ser individual por conta disso. Não pode caminhar a partir de uma percepção apenas, precisa ser um projeto coletivo, um projeto onde quem vai ou já sente a dor e a delícia de estar nessa cidade. Assim é o partido dos trabalhadores e das trabalhadoras. Ele faz essa construção a partir desta coletividade, desta escuta responsável e representatividade", disse. Denice.
De acordo com Denice, em meio a pandemia com decretos de distanciamento, é necessária a percepção de todas as camadas da sociedade da capital baiana. " A gente percebe e o que eu sinto na minha cor, na minha carne e estrutura feminina, é que Salvador precisa ser cuidada a partir das pessoas que constroem essa cidade, são essa cidade e moram nessa cidade. A cidade precisa ser unificada para todos e todas, sem barreiras, discriminação, racismo e sem barreiras. Uma cidade acolhida e respeito, como é cada soteropolitano, que acolhe, protege e recepciona. Eu acredito que a gente precisa pensar nessa cidade a partir das pessoas que vivem nesta cidade", acrescenta.
A major da PM foi eleita com 32 dos 45 votos dos delegados do partido. Ela revelou que chegou a ser sondada pelo Democratas em 2018, numa tentativa de integrar a chapa do prefeito eleito na ocasião, ACM Neto.
"Fui cogitada, fui sondada e consultada em todos os processos. Mas minha história de vida talvez não coubesse naquele projeto. Até me senti lisonjeada por ter sido lembrada naquele momento. Mas eu declinei porque minha história de vida, tudo o que acredito e construí não se adequava ao projeto que estava me sendo posto", afirmou.
Criadora da Ronda Maria da Penha, que combate a violência doméstica no estado, Denice é a primeira mulher negra a ser candidata à prefeita pelo partido em Salvador. Questionada sobre o papel da corporação no enfrentamento aos problemas relacionados ao papel da mulher na sociedade, a pré-candidata reforçou o discurso contra o machismo.
"Estávamos colocando uma instituição quase bicentenária para dialogar com um crime diferente, um crime cultural. Se nós formos recuar um pouco no tempo, nossa sociedade foi construída a partir do patriarcado. Dentro desse legado do patriarcado, talvez o machismo seja a mais perversa de suas características. Esse machismo retirou da mulher direitos e a voz dela", disse Santiago.
"Temos uma sociedade que se baseou no fato de que o homem teria supremacia, poder e decidir as vontades desta mulher. O tempo foi nos mostrando que nós, homens e mulheres, independente do gênero, somos iguais. Iguais direitos, em obrigações, iguais em possibilidade de escolha", acrescentou.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023