“A ideologia de Aleluia é a mesma de Bolsonaro”, diz Suíca sobre projeto envolvendo Paulo Freire
19 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, criticou duramente projeto do democrata Alexandre Aleluia que retirou o nome de Paulo Freire de escola municipal da capital baiana
Suíca não poupou críticas e disse que a proposta “beira a insanidade” e “reflete a mesma ideologia do presidente Bolsonaro”, que recentemente chamou o educador brasileiro de “energúmeno”. O petista frisa que “não foi a Câmara que aprovou o projeto”, mas sim a maioria da Casa, que é situação. Ele também faz um apelo e pede que a peça seja vetada pelo prefeito ACM Neto (DEM). Suíca aponta que o gestor tem declarado que não é de direita. “Não é possível apagar das memórias das pessoas uma figura tão importante para a educação e para o país que foi Paulo Freire”.
Para o vereador oposicionista, não é justo que a Câmara seja massacrada por um projeto individual. “Foram aprovados alguns projetos de vereadores e esses projetos não foram votados individualmente. Acaba que eles [da bancada de situação] têm a maioria e a maioria conta com Aleluia. E está errado dizer que foi a Câmara de Vereadores que aprovou retirar o nome de Paulo Freire da escola. Não foi a Casa, foi um grupo de vereadores da base de ACM Neto. Como é um sistema corporativista de aliança com o autor do projeto, Alexandre Aleluia, que se declara bolsonarista, seguiu os mesmos ideais do seu mentor. Isso beira a insanidade. Não saber ou não entender o legado de Paulo Freire é não enxergar que a educação é um processo de revolução social”, frisa Suíca.
Ainda de acordo com o petista, “a educação é de suma importância para a população ter senso crítico e voz ativa dentro de uma sociedade preconceituosa e dominada por uma elite opressora”. Suíca diz que defender Paulo Freire, que na sua pedagogia do oprimido aponta o caminho de abertura para que várias pessoas pudessem ter acesso à educação, é defender os professores e o método brasileiro de ensino. “Ele mostrou que é possível educar, ensinar com custo baixo e ser um país desenvolvido via educação. Não podemos generalizar, a Câmara é composta de pessoas com diferentes ideologias. Infelizmente a ideologia de Aleluia é de Bolsonaro”. A escola Paulo Freire pode se chamar José Bonifácio, em homenagem a um dos patronos da Independência do Brasil, caso o prefeito sancione o projeto de Aleluia.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023