Suíca diz que “renovação é importante no PT”, mas “que ideais não podem ser esquecidos”
24 de Outubro de 2019 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
O vereador e vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), voltou a tratar da importância da renovação dos quadros de direção do Partido dos Trabalhadores e defendeu a participação de grupos historicamente excluídos das decisões da sigla
Após o Congresso Estadual, que elegeu o jovem Éden Valadares como novo presidente do partido na Bahia, Suíca frisou a importância do protagonismo da juventude, das mulheres e do movimento negro. O edil petista defende ainda a realização de prévias no PT e o envolvimento da população para os pleitos de 2020 e 2022. “Esse partido é um instrumento do povo, não tem dono. Então é mais uma ferramenta da população. É importante a renovação, mas não podemos deixar nossos ideais esquecidos”, salienta Suíca ao ratificar apoio a jovem Elen Coutinho para a presidência do PT estadual por ser uma mulher negra e para sair do discurso.
“Lugar de mulher é onde ela quiser. Defendo mais oportunidade para a juventude negra, sou veementemente contra o extermínio de jovens negros e precisamos criar protagonismo para mudar essa realidade. Mais do que nunca foi feito alguns pactos durante as campanhas do processo interno, que no congresso não foram cumpridas, como ter uma mulher na presidência. Fizemos debates e plenárias conjuntas, e mesmo assim acordos não foram cumpridos no congresso, a defesa da candidatura negra em Salvador só ficou no discurso. É preciso mais negros em outros espaços, e não se fez valer isso no congresso do PT. Então, essas incoerências que foram para mim um ponto negativo, mas o congresso de forma geral foi melhor que os anteriores”. Na capital, o vereador formou um grupo e ajudou a eleger o novo presidente da executiva municipal, Ademário Costa.
Suíca é um dos defensores que o PT tenha candidato próprio na capital em 2020. “Temos chance de governar Salvador, coisa que nunca conseguimos”, completa. O edil lembra que o congresso do partido envolveu a população, que deve entender a diferença do PT para as outras siglas. “O PED que elegeu Ademário movimentou Salvador. E a cidade percebeu a disputa interna. Um outro instrumento que o partido precisa utilizar é mostrar para população da favela que o PT é um patrimônio do povo e que não tem dono. Por isso defendo prévias para 2020 e 2022. Pois é esse instrumento que oxigena o partido, faz com o que as pessoas se movimentem para além da militância. Assim como foi o orçamento participativo, de consulta popular, que aconteceu há muito tempo em Porto Alegre e quase foi efetivado aqui em Salvador”.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023