Agentes de saúde voltam a câmara municipal para solucionar o atraso do salário
22 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
“ Queremos ser reconhecidos como profissionais de saúde “, afirma o presidente da associação
Profissionais importantes na promoção da Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate à Endemias (ACE), voltaram a ocupar a galeria da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (22). Pelo mesmo motivo, eles manifestaram por não receberem o salário e alertar o município sobre a importância da função e o reconhecimento como profissionais.
Ivando Antunes, presidente da associação dos agentes de saúde do estado, relatou ao PERNAMBUÉS AGORA, o desejo dos agentes de saúde:
“Nós viemos, denunciar o município por não pagar o salário e apresentar a câmara que não é apenas o salário que não é cumprido, mas sim várias outras coisas que vem sido descumprido ao longo dos anos. Esse é apenas um dos sintomas que os agentes sofrem. A prefeitura não dar uma resposta”.
Para o vereador Alex Mine, o presidente da associação precisa tentar um contato com o secretário de saúde Luís Galvão: “Desejo que tentem falar com ele. Com certeza, ele vai esclarecer isso.”
O edil Sidninho (PODEMOS), também questionou sobre o atraso salarial da classe e deixou claro que vai ajudar os agentes de saúde: “O piso nunca foi pago. O município recebe mas não paga.” Ainda em entrevista, ele informou que o secretário vai a Câmara na próxima quarta-feira (24) e que junto aos seus colegas, vai aproveitar para o secretário entender e explicar o motivo da falta de pagamento.
O valor transferido pelo Ministério da Saúde para os estados e municípios passou para R$ 1.250, por profissional
Temos um piso nacional que foi aprovado por lei desde 2014 e ACM Neto (DEM), não cumpre em salvador. São cinco anos em que o prefeito não cumpre com o valor. "Agora, o piso ja foi reajustado e o valor ja foi depositado na conta da prefeitura, mas não é repassado pra nós, desde janeiro. O agravante não quer pagar o piso e nem o reajuste", explicou Enadil Nunes, Presidente da associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador, ao PERNAMBUÉS AGORA.
Além disso, os agentes lutam pelo reconhecimento da profissão pelo estado: Apesar de está no SUS, SMS, plano de cartas de vencimento da saúde, não somos considerados profissionais de saúde.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023