Política

Venezuela expulsa embaixador brasileiro e Itamarati ameaça “reciprocidade”

24 de Dezembro de 2017 - Wesley Sobrinho
[Venezuela expulsa embaixador brasileiro e Itamarati ameaça “reciprocidade” ]

Ruy Carlos Pereira foi declarado 'persona non grata' no país

 

A relação diplomática entre Brasil e Venezuela está em situação delicada. A Venezuela ordenou,ontem (sábado, 23), a expulsão do embaixador do Brasil, Ruy Carlos Pereira (à esquerda na foto), ao declarar que ele é 'persona non grata' no país. Em nota, o Itamaraty afirmou que, se o ato for confirmado, Brasil aplicará as medidas de reciprocidade.

Enquanto o clima de guerra fria se instaurava, durante o anúncio feito por Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana, Pereira estava no Brasil, onde passa as festas de fim de ano.

"No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar 'persona non grata' o encarregado de negócios do Canadá, e declarar 'persona non grata' o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão", afirmou Rodriguez, em comunicado transmitido pelo canal de televisão estatal VTV, referindo-se ao processo de impeachment que destituiu do poder a então presidenta Dilma Rousseff.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou a seguinte nota: "O governo brasileiro tomou conhecimento de declaração de ex-chanceler venezuelana de que o governo desse país teria decidido declarar o embaixador do Brasil em Caracas “persona non grata”. Caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo. O Brasil aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes".

 

Comentários

Outras Notícias