Caetano conta que, para Lula, eleger governadores é item menos importante da lista de prioridades
13 de Novembro de 2017 - Maíra LimaApós reafirmar que será o candidato do PT nas Eleições 2018, Lula disse, segundo Caetano, que, resolvida essa questão, a próxima prioridade é a transformação da Câmara dos Deputados.
As articulações políticas se intensificam com a proximidade de 2018, ano de eleições de governadores, deputados, senadores e do presidente da república. O fervilhar de manobras e projeções dentro do macro e dos microambientes políticos no Brasil foi um dos temas abordados durante o programa Conectado desta segunda-feira (13), que teve como convidado o deputado federal e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). A polêmica conversa teve direito a revelações de conteúdos até então restritos aos estrategistas e protagonistas políticos que trabalham diretamente na formatação dos potenciais planos de governo do próximo mandato. Uma das informações internas apresentadas foi obtida por Caetano há 20 dias, em uma reunião entre deputados da aliança e o ex-presidente e pré-candidato a presidente da República, Lula da Silva (PT). Após reafirmar que será o candidato do PT nas Eleições 2018, Lula disse, segundo Caetano, que, resolvida essa questão, a próxima prioridade é a transformação da Câmara dos Deputados. “Serei candidato e vamos ganhar a eleição. Temos que trabalhar agora para mudar o Congresso Nacional, ter a maioria para conseguirmos devolver ao povo o que Temer está tirando do povo”, reproduziu Caetano, como trecho do discurso do ex-presidente. Para Caetano, Lula demonstra preocupação com a formação da Câmara Federal por prever que boa parte das batalhas de 2019 serão travadas dentro do legislativo e não do executivo. “Atualmente, de 513 deputados, só cento e poucos apoiam os projetos mais progressistas no Congresso Nacional”, comentou Caetano, afirmando que mudar essa realidade adquiriu status prioritário. Caetano afirmou ainda que, durante o encontro com os deputados, Lula teria feito o seguinte questionamento para justificar a nova lista de prioridades: “Como promover as transformações que precisam ser feitas se nós não tivermos um Congresso que aceite as vozes das ruas? Por isso prefiro ter 10 deputados federais que dois governadores, prefiro ter cinco senadores do que um governador”. Caetano fez questão de informar que esta lista de prioridades ainda não foi oficializada dentro do PT. “Não é um posicionamento oficial do partido ainda, mas está sendo discutido e a maioria está pensando dessa forma, defendendo essa linha pensando no futuro”, explicou. Por Wesley SobrinhoComentários
Outras Notícias
![Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador [Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237770/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador
30 de Maio de 2025Foto: Reprodução/Redes sociais
![Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador [Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237769/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador
30 de Maio de 2025Foto: Google Street View
![Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais” [Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais”]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237768/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais”
30 de Maio de 2025Foto: Instagram
![Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período [Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237767/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período
30 de Maio de 2025Foto: Sindicato dos Comerciários de São Paulo
![Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária [Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237766/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária
29 de Maio de 2025Foto: Reprodução
![Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são [Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237765/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são
29 de Maio de 2025Foto: Divulgação Mapa
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023