Mundo

Coronavírus derruba as Bolsas e paralisa norte da Itália

09 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
[Coronavírus derruba as Bolsas e paralisa norte da Itália]

As Bolsas mundiais despencaram nesta segunda-feira, 9, e milhões de pessoas no norte da Itália permaneceram impedidas de transitar, enquanto as autoridades tentam conter a expansão do coronavírus.

O governo italiano ordenou restrições a mais de 15 milhões de pessoas, 25% da população, incluindo os moradores de Milão e Veneza, uma medida semelhante à adotada pela China, onde surgiu a epidemia de COVID-19. À medida que o vírus se expande, cresce o medo do seu impacto na economia, que pode entrar em recessão.
Os mercados britânico e alemão abriram com queda acima de 8% nesta segunda-feira, depois que os mercados asiáticos também abriram no vermelho, alguns registrando perdas similares às da crise de 2008. A Bolsa de Tóquio perdeu mais de 5%, a de Sydney 7,3%, depois de várias semanas no vermelho. Diante dessa situação, vários bancos centrais adotaram medidas para apoiar a economia, enquanto aumentam os apelos aos governos para promover incentivos fiscais.
Desde o surgimento do novo coronavírus, em dezembro do ano passado, foram registrados 110.000 casos em 99 países e territórios, com mais de 3.800 mortes, segundo um balanço feito pela AFP a partir de fontes oficiais.
Restrições e multas
A epidemia do Covid-19 perturbou a vida de milhões de moradores de todo o mundo, com o fechamento de escolas, escassez de produtos domésticos e restrições aos horários de viajar.
Na Itália, o governo adotou no domingo por decreto uma série de medidas excepcionais de confinamento de milhões de italianos que vivem no norte. Também determinou o fechamento de cinemas, teatros, museus, bares, casas noturnas e outros locais semelhantes em todo o território até 3 de abril.
A polícia fará inspeções nas estações de trem e nas estradas principais. Além disso, os voos originários de Milão foram suspensos e foram estipuladas sentenças de três meses de prisão ou 206 euros (233 dólares) àqueles que violarem as regras.
O Egito anunciou no domingo a primeira morte do coronavírus, um alemão de 60 anos. Um navio de cruzeiro com 171 passageiros (101 dos quais estrangeiros) foi evacuado em Luxor (sul) depois que 45 casos foram detectados a bordo. Ao mesmo tempo, o Irã anunciou 43 novas mortes na segunda-feira e a companhia aérea pública Iran Air suspendeu seus voos para a Europa.
Na China e na Coreia do Sul, as medidas tomadas para conter a epidemia parecem começar a funcionar. A China informou sobre o fechamento da maioria dos hospitais temporários que o governo abriu para tratar os infectados com coronavírus em Wuhan, onde a epidemia surgiu, já que o número de novos casos é menor a cada dia.
A Comissão Nacional de Saúde registrou 40 novos casos em todo o país, o número mais baixo desde o início da coleta de dados em janeiro. A Coreia do Sul, o segundo país do mundo em número de casos depois da China, registrou 248 novos casos no domingo (o menor aumento em duas semanas), elevando o total para 7.382.
Plano "perfeitamente coordenado" nos EUA
Nos Estados Unidos - um país que está emergindo como um possível novo foco do vírus - pelo menos 21 pessoas morreram e o número de casos disparou, e mais de 500 já foram registrados.
Vários políticos republicanos indicaram que podem ter contraído o vírus. O senador republicano Ted Cruz anunciou que permanecerá em quarentena em sua residência no Texas depois de apertar a mão de uma pessoa infectada na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), perto de Washington, no mês passado.
O cruzeiro "Grand Princess", com capacidade para 3.500 pessoas e com 21 infectadas à bordo, deve atracar em Oakland nesta segunda-feira. Trump afirmou que as pessoas terão que permanecer a bordo do navio, mas o secretário da Habitação, Ben Carson, assegurou que, quando o navio atracar, será realizado um plano, que não foi detalhado.
Trump, acusado de difundir informações falsas desde o começo do surto, acusou a imprensa de desprestigiar o governo. "Temos um plano perfeitamente coordenado e ajustado na Casa Branca para nosso ataque contra o coronavírus", tuitou.

Comentários

Outras Notícias

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia]
Bahia

Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia

06 de Outubro de 2025

Foto: Thuane Maria / GovBA

[Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação]
Saúde

Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação

06 de Outubro de 2025

Foto: Biodiesel Brasil

[Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol]
Saúde

Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

05 de Outubro de 2025

Foto: João Valério/Governo do Estado de SP

[Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília]
Fofoca

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília

05 de Outubro de 2025

Foto: Hungria/Instagram