Educação

Professores reinvindicam reajuste salarial e paralisam atividades; atos são realizados em Salvador

15 de Setembro de 2022 - Jornal da Chapada
[Professores reinvindicam reajuste salarial e paralisam atividades; atos são realizados em Salvador]

Os professores universitários da rede estadual de ensino da Bahia paralisaram as atividades por 24 horas nesta quinta-feira (15), por conta da situação orçamentária da categoria, que pede o reajuste do salário e o repasse dos valores dos Pecatórios, com juros

Em Salvador, o grupo realizou uma caminhada, ainda pela manhã, do antigo Bahia Café Hall, na avenida Paralela, até à Secretaria de Educação (SEC), no CAB.

À tarde, a partir das 14h, haverá uma aula pública sobre a situação e a carreira docente. Participam da paralisação os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O movimento também reivindica a reabertura de diálogo com a bandeira do "Negocia Rui". Segundo a APLB, sindicato da categoria, no final do mês de setembro completam mil dias com mesa de negociação interrompida pelo governo.

Segundo os professores, um dos alertas é a situação orçamentária das Universidades Estaduais Baianas. Dados do governo apontam que entre 2002 e 2021, o repasse dos recursos da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as instituições foi o menor em 20 anos. Os professores ainda reclamam que durante sete anos de governo Rui Costa (PT) os salários da categoria estiveram congelados.

"O governo divulga para imprensa apenas números absolutos para camuflar o quadro de desinvestimento. Qualquer análise comparativa dos números públicos no Portal da Transparência, nos relatórios da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e das próprias universidades mostram que, ao passo que as arrecadações estaduais cresceram, o investimento na Uefs, Uneb, Uesb e Uesc diminuiu. É como se o governo Rui Costa fizesse 'caixa' às custas do nosso trabalho e de tudo que a universidade produz em termos de ensino, pesquisa e extensão", pontua Alexandre Galvão, diretor da Adusb e coordenador do Fórum das ADs.
 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]
Economia

Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR

23 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação PT

[Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]
Brasil

Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos

23 de Agosto de 2025

Foto: Ana Paula Oliveira Migliari

[Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]
Cultura

Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris

23 de Agosto de 2025

Foto: Olodum/Divulgação

[Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]
Justiça

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ EBC

[BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]
Brasil

BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas

22 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]
Política

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil