Professores reinvindicam reajuste salarial e paralisam atividades; atos são realizados em Salvador
15 de Setembro de 2022 - Jornal da Chapada
Os professores universitários da rede estadual de ensino da Bahia paralisaram as atividades por 24 horas nesta quinta-feira (15), por conta da situação orçamentária da categoria, que pede o reajuste do salário e o repasse dos valores dos Pecatórios, com juros
Em Salvador, o grupo realizou uma caminhada, ainda pela manhã, do antigo Bahia Café Hall, na avenida Paralela, até à Secretaria de Educação (SEC), no CAB.
À tarde, a partir das 14h, haverá uma aula pública sobre a situação e a carreira docente. Participam da paralisação os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O movimento também reivindica a reabertura de diálogo com a bandeira do "Negocia Rui". Segundo a APLB, sindicato da categoria, no final do mês de setembro completam mil dias com mesa de negociação interrompida pelo governo.
Segundo os professores, um dos alertas é a situação orçamentária das Universidades Estaduais Baianas. Dados do governo apontam que entre 2002 e 2021, o repasse dos recursos da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as instituições foi o menor em 20 anos. Os professores ainda reclamam que durante sete anos de governo Rui Costa (PT) os salários da categoria estiveram congelados.
"O governo divulga para imprensa apenas números absolutos para camuflar o quadro de desinvestimento. Qualquer análise comparativa dos números públicos no Portal da Transparência, nos relatórios da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e das próprias universidades mostram que, ao passo que as arrecadações estaduais cresceram, o investimento na Uefs, Uneb, Uesb e Uesc diminuiu. É como se o governo Rui Costa fizesse 'caixa' às custas do nosso trabalho e de tudo que a universidade produz em termos de ensino, pesquisa e extensão", pontua Alexandre Galvão, diretor da Adusb e coordenador do Fórum das ADs.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
PGR denuncia Zema por calúnia contra Gilmar Mendes
16 de Maio de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas
16 de Maio de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Negacionismo fez brasileiros "perderem" 3,4 anos de vida na pandemia
16 de Maio de 2026Foto: Alex Pazuello/Semcom/Prefeitura de Manaus
Wagner Moura encerra gravações de novo filme inspirado em clássico iraniano
15 de Maio de 2026Foto: Instagram
Virginia Fonseca aciona Justiça após críticas feitas por Luana Piovani nas redes sociais
15 de Maio de 2026Foto: Instagram
Padre Fábio de Melo fala sobre depressão e revela período mais difícil da vida
15 de Maio de 2026Foto: YouTube
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023