Cultura

Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas

22 de Abril de 2024 - Ascom/Ipac
[Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas]

Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas / Foto Divulgação

O Centro Cultural Solar Ferrão, instituição administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), apresenta, nesta terça-feira (23), às 17 horas, a exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista, uma mostra de arte brasileira feita por 26 artistas de origem indígena, com a curadoria de Yacunã Tuxá e Ziel Karopoto.

As obras apresentadas variam entre objetos, pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e performances. Adriana Cravo, gestora e curadora do Centro Cultural Solar Ferrão, celebra a abertura da exposição. “A inauguração desta exposição não só ressalta a herança artística dos povos indígenas do Brasil mas, também, proporciona o acesso a este universo onde a coletividade e o compartilhamento são valores fundamentais. Que possamos caminhar juntos, construindo pontes de entendimento e celebrando a riqueza da multiplicidade de culturas que compõem nossa sociedade”.

“Os visitantes poderão ouvir o ressoar da voz de 26 artistas indígenas que, mesmo sendo de diferentes povos e regiões do país, caminham alinhados pelo cenário da arte brasileira, propondo uma revisão histórica e estética mas que, acima de tudo e através de suas linguagens artísticas diversas, nos dão o respiro necessário para sonhar um outro céu”, ressalta Yacunã Tuxá, curadora da exposição.

Na língua Patxohã, Hãhãw representa “terra” e “território”. Mais que isso, é a essência da existência dos povos originários. Hãhãw se contrapõe à narrativa que dita a construção do Brasil como uma nação miscigenada, e se apresenta como uma manifestação contra o etnocídio, genocídio e racismo sofridos pelos povos indígenas no Brasil. A Hãhãw é fruto do projeto de pesquisa Culturas de Antirracismo na América Latina (Carla), uma colaboração entre a Universidade de Manchester e a Universidade Federal da Bahia, e da consolidação de uma rede de diálogo e pesquisa entre artistas indígenas de diferentes povos e regiões que estão interessados em construir uma luta antirracista através da arte.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia 

O Ipac é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br

Serviço:

O que: Abertura da exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista, uma mostra de arte brasileira

Quando: 23 de Abril, às 17h

Onde: Centro Cultural Solar Ferrão, rua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho, Salvador (BA).

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde