Artistas apoiam projeto que homenageia Alaide do Feijão em rua do Pelourinho durante o Afropunk Bahia
28 de Novembro de 2022 - Redação Pernambués agora
Após cobrança para a imediata instalação da placa na região que nomeia a Rua Alaíde do Feijão, no Pelourinho, pelo vereador Suíca (PT), na última terça-feira (22), artistas e ativistas apoiaram o projeto, durante a 2ª edição do festival Afropunk Bahia
Levantaram a placa em apoio à Alaíde do Feijão, o cantor e compositor Emicida, a cantora baiana Margareth Menezes, o ex-BBB e ator Babu Santana e demais ativistas que participaram do evento.
..jpg)
“Alaíde do Feijão merece essa rua. Nós merecemos esta rua. A história dela e o que ela representa para nós. Um presente para Salvador”, aponta Margareth Menezes. Além do ativismo negro, o evento traz o lugar de pertencimento, representatividade e protagonismo, exaltação da cultura, moda e beleza, além de levantar debates e entoar o coro contra o racismo e violência da população negra.
Considerado o maior festival de cultura negra do mundo, o evento contou com atrações como Emicida, Baco Exu do Blues, Black Pantera, Margareth Menezes, Ludmilla, Liniker, Mart’nália, Banda Didá, Attooxxá, Karol Conká e outros. Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas.

O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. O Afropunk aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Parque de Exposições, em Salvador. Pernambués Agora.
Foto: Pernambués Agora
Comentários
Outras Notícias
Ano letivo da rede municipal de Salvador será prolongado até janeiro de 2027; prefeitura anuncia novas escolas
18 de Março de 2026Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Após vencer Oscar, Michael B. Jordan comemora prêmio em rede de fast food nos EUA
18 de Março de 2026Foto: X
Solange Almeida relembra trajetória de emagrecimento e fala sobre perda de 57 kg: “Foi por mim”
18 de Março de 2026Foto: Instagram
Operação da Polícia Civil fecha clínicas por comercialização irregular de canetas para emagrecimento em Salvador
18 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023