Cultura

Arquiteto Francis Kéré é primeiro negro a vencer prêmio ‘Nobel’ da arquitetura

18 de Março de 2022 - Pernambués Agora com informações da revista Raça e g1
[Arquiteto Francis Kéré é primeiro negro a vencer prêmio ‘Nobel’ da arquitetura]

Destaque diversas manchetes no mundo, o arquiteto Diébédo Francis Keré é o primeiro africano a ganhar um dos principais prêmios de arquitetura do mundo, o Pritzker 2022

Natural de Burkina Faso, Kéré possui um escritório de arquitetura em Berlim, na Alemanha, conhecido como Kere Architecture. Com dupla cidadania de Burquina Fasso e Alemanha, Kéré é o 51º recebedor do prêmio.

O anúncio foi feito pela organização do prêmio na última terça-feira (15). “Francis Keré é um pioneiro da arquitetura – sustentável para a terra e para os seus habitantes – em terrenos de extrema escassez. Através de edifícios que mostram a beleza, a modéstia, o arrojo e a invenção, e pela integridade da sua arquitetura e gesto, Keré sustenta, com graciosidade, a missão deste prêmio”, dizia o comunicado que anunciava a vitória de Keré.  

De acordo com a Casa Vogue, Kéré assinou o Pavilhão Serpentine, em Londres, Inglaterra. A inspiração do projeto divulgado em 2017 surgiu a partir de uma árvore de Burkina Faso, onde as pessoas se reúnem para realizar atividades cotidianas sob a sombra. A organização também dá destaque para outros projetos desenvolvidos por Keré, como a escola Benga Riverside, em Moçambique. Todos pensados a partir de soluções sustentáveis.


Diébédo Francis Kéré
Kéré tem 56 anos e nasceu em Gando, em Burquina Fasso no continente africano. Foi o primeiro da família a frequentar a escola, em salas sem ventilação ou iluminação adequada. Desta forma, Kéré passou a defender o direito das crianças a salas de aulas confortáveis. Em 2001, inaugurou seu primeiro edifício, uma escola secundária na sua cidade natal, erguida com a ajuda dos moradores da aldeia. Além de escolas, Kéré desenhou centros médicos, conjuntos habitacionais, espaços públicos e até uma área do festival de música Coachella.


Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]
Bahia

MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria

18 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista

[Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]
Cultura

Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador

18 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]
Brasil

Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai

18 de Junho de 2026

Foto: Bahia Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |