Cultura

Mulheres quilombolas lançam projeto de resgate do samba de roda em Salvador

21 de Fevereiro de 2022 - Redação Pernambués agora
[Mulheres quilombolas lançam projeto de resgate do samba de roda em Salvador]

O projeto produziu também registros fotográficos que já podem ser acompanhados através do instagram @sambadasmatriarcas

Com o desejo de resgatar a história e a tradição do samba de roda um grupo de mulheres sambadeiras e mobilizadoras culturais da comunidade quilombola do Alto do Tororó, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador desenvolveram um mini documentário “Matriarcas do Samba” será lançando no Youtube na quinta-feira (24).

Bárbara Lima é moradora do Quilombo Alto do Tororó e é também uma das produtoras do projeto, para ela, o fortalecimento do grupo de samba de roda é importante para o aquilombamento da comunidade e para o auto reconhecimento de suas raízes. Por isso, o documentário contará com muita música, imagens da roda de samba e depoimentos das sambadeiras mais velhas do quilombo. 
 
O projeto MATRIARCAS DO SAMBA tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 
 
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 
 
Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da LeiAldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministériodo Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais dascategorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória eTradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformasde streaming para realização das propostas. 
 
Serviço   

  
Matriarcas do Samba 
Quando: 24 de fevereiro 
Onde: https://www.instagram.com/sambadasmatriarcas/

 

Foto: Instagram Sambadasmatriarcas

Comentários

Outras Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]
Bahia

MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria

18 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista

[Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]
Cultura

Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador

18 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]
Brasil

Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai

18 de Junho de 2026

Foto: Bahia Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |