Mural de 12 metros conta a história da obra de Jorge Amado
13 de Janeiro de 2022 - Correio24h
O artista baiano, Menelaw Sete, retrata mistura de acontecimentos da obra de Jorge Amado (1912-2001), com uma explosão de cores no mural 'A Luz de Tieta
O painel inspirado no livro Tieta do Agreste, está localizado no Largo da Tieta, novo espaço cultural e de eventos inaugurado no dia 13 de dezembro no Pelourinho. O mural possui 12 metros de altura.
“A pintura tem a ver com a personagem, toda a movimentação de cores é para trazer a alegria e a tristeza de Tieta, as casas coloridas do vilarejo Santana do Agreste, as festas de São João e a igreja, itens do livro”, explica Menelaw, que reforça a importância do livro de Jorge Amado - que já virou filme, novela e canção de Caetano Veloso - para a literatura brasileira.
Essa é uma obra bastante inspiradora, seus personagens icônicos e suas características marcantes contribuíram de maneira grandiosa para a construção de um painel rico em cores e formas”, detalha.
Menelaw sempre foi muito fã e admirador das obras do autor baiano. Assim, quando recebeu o convite do grupo San Sebastian, responsável pela administração da Praça da Tieta, sentiu uma imensa alegria. Ele conta que seu primeiro atelier foi no hotel Pelourinho, onde Jorge morou na década de 30 e escreveu o romance Suor. “Ali, na década de 90, eu tive o privilégio de ver Jorge algumas vezes, quando ia ao Centro Histórico a passeio”, relata.
Para executar a obra, Menelaw precisou de dois auxiliares. Ele estudou os personagens, tirou a medida da parede, que tem 12 metros de altura por 10 de largura, e saiu dividindo, colocando cada um deles em seu devido lugar. O resto, diz, foi inspiração, colocando a história da cidade e as cores do recôncavo.
Vale destacar que em 2020, primeiro ano de pandemia da covid-19, a obra Flores para a Saúde, de Menelaw Sete, foi exibida em Bergamo, na Itália, uma das cidades mais afetadas pela doença no país. A obra foi criada para homenagear os profissionais de saúde de todo o mundo e ficou no Pelourinho, em Salvador, após ser lançada. A pintura possui três metros de altura, com muitas cores, e retrata um vaso com quatro flores, representando os quatro elementos essenciais para a vida: água, terra, fogo e ar.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023