Cultura

Capoeiristas de Nova Constituinte participam de ‘3º Batizado do Grupo de Capoeira Semente do Quilombo’

07 de Dezembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Capoeiristas de Nova Constituinte participam de ‘3º Batizado do Grupo de Capoeira Semente do Quilombo’]

Roda de capoeira, batizado e troca de cordel. Estes fizeram parte do ‘3º Batizado do Grupo de Capoeira Semente do Quilombo’, realizado no último domingo (5), no Centro Comunitário Arnaldo Anselmo, em Nova Constituinte, subúrbio ferroviário de Salvador

O grupo é uma iniciativa dos mestres Mandinga e Elias e da professora Cíntia. O grupo também conta com o apoio do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e da Associação Quilombo de Nova Constituinte, presidida por Carlos Souza.

Para Suíca, o incentivo à capoeira, que também é uma expressão cultural afro-brasileira, é uma forma de valorizar e resgatar a ancestralidade, além dos benefícios da prática esportiva. “Gosto de valorizar a nossa cultura, as nossas tradições e incentivar os jovens e crianças das nossas periferias porque a prática de esportes além de fazer bem para a saúde, muda a realidade de muitas pessoas”, aponta o edil petista e presidente da Comissão de Reparação na Câmara Municipal.

A solenidade do batizado é resultado dos conhecimentos assimilados durante os treinamentos tanto na prática como filosoficamente.  É também o momento em que os novos capoeiristas participam pela primeira vez do jogo na roda de capoeira.  Atualmente o esporte possui duas grandes vertentes: a angola, que apresenta movimentos mais rasteiros e teve como principal expoente o mestre Pastinha; e a regional, que possui movimentos mais aéreos e teve como principal expoente o mestre Bimba.

 

Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias