Cine Glauber Rocha assina com novo patrocinador após Governo do Estado formalizar contrato de concessão do espaço
10 de Novembro de 2021 - SecomBA - Secretaria Especial de Comunicação Social da Bahia
O mais antigo cinema de Salvador, o Cine Glauber Rocha, firmou, na última terça-feira (9), contrato de patrocínio por cinco anos com o Grupo Metha
A assinatura se tornou possível após o Governo do Estado prorrogar, na última sexta-feira (5), o período de concessão de uso do cinema por mais cinco anos para a empresa Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda. Com a parceria, o equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), passa a se chamar Cine Metha Glauber Rocha.
“Esse ato é a continuação do termo que assinamos prorrogando o período de concessão de uso do cinema por mais cinco anos, o que garantiu a permanência dessa casa na cena da arte. Hoje é um dia muito importante para a cena cultural, para a Bahia e para o Brasil. É o Cine Glauber Rocha que volta com força total e agora está apto a receber parcerias a partir desse momento”, afirmou a titular da Secult, Arany Santana.
Cláudio Marques, sócio do Espaço Cultural de Cinema de Salvador, acredita que manter o cinema funcionando foi uma vitória para a cultura da Bahia. “Esse é mais um renascimento dessa sala centenária, a mais histórica do cinema baiano. Eu tenho certeza que todo mundo que é apaixonado por cinema e pelo Centro Histórico de Salvador está muito contente, ainda mais nesse momento em que existe um movimento no mundo pela manutenção das salas de cinema como patrimônios culturais.
Localizado na Praça Castro Alves, o Cine Glauber é referência não só para os cinéfilos baianos como para quem visita Salvador. Foi inaugurado em 24 de dezembro de 1919, na Praça Castro Alves, com o nome de Kursaal Baiano. Mais tarde, foi renomeado de Cine Guarani e, depois, Cine Glauber Rocha, em 1981, em homenagem ao cineasta brasileiro, morto naquele ano.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria
18 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista
Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador
18 de Junho de 2026Foto: Instagram
Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai
18 de Junho de 2026Foto: Bahia Notícias
”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA
17 de Junho de 2026A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023