Governo formaliza contrato de concessão do Cine Glauber Rocha
06 de Novembro de 2021 - Governo do Estado da Bahia
Outras tratativas estão sendo discutidas com o objetivo de garantir apoio financeiro ao projeto, com contrapartida de retorno para a sociedade
O Governo do Estado formalizou, na última sexta-feira (5), Dia Nacional da Cultura, termo aditivo que prorroga por mais cinco anos o período de concessão de uso do Espaço Cine Glauber Rocha, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, para a empresa Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda. O documento foi assinado pela titular da Secult, Arany Santana, e pelo sócio do empreendimento, Cláudio Marques.
“Essa assinatura é muito emblemática, ainda mais hoje, no dia nacional da cultura. Nós estamos dando o primeiro passo a fim de que seja cumprido o compromisso firmado pelo governador Rui Costa em busca de alternativas para a retomada do Cine Glauber Rocha. Esse espaço é muito importante para a cultura da Bahia, por isso essa data fica ainda mais especial”, afirmou a secretária Arany Santana.
Para Cláudio Marques, o apoio do Governo do Estado foi vital para a manutenção do Espaço Glauber. “A gente está vivendo um momento em todo o mundo em que as salas de cinema estão fechando, e nesse ato aqui nós estamos garantindo a vida não apenas de uma sala de cinema, mas provavelmente a mais importante sala de cinema da história de Salvador. É uma sala centenária, que já formou diversas gerações e esse documento assinado está dizendo para o mundo que ela vai continuar a existir”.
Logo após o anúncio do fim da parceria do grupo Itaú com o Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda, o que praticamente inviabilizando seu funcionamento, o governador Rui Costa anunciou que buscaria alternativas para manter o espaço aberto. A indicação foi para que as secretarias de Educação, Administração, Fazenda e de Cultura propusessem uma solução para viabilizar o funcionamento do espaço, considerando sua relevância histórica e importância para a cena cultural da cidade, em especial na área do Centro Histórico. Essa articulação entre as secretarias já está em curso, com expectativa de resultar, em breve, em novos projetos e ações para o equipamento.
Localizado na Praça Castro Alves, o Cine Glauber é referência não só para os cinéfilos baianos como para quem visita Salvador. Inaugurado em 24 de dezembro de 1919, na Praça Castro Alves, com o nome de Kursaal Baiano. Mais tarde, foi renomeado de Cine Guarani e, depois, Cine Glauber Rocha, em 1981, em homenagem ao maior cineasta brasileiro, morto naquele ano.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023