Cultura

Confira a programação de atividades em comemoração ao Dia da Favela realizadas pela CUFA Complexo Nordeste

03 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Confira a programação de atividades em comemoração ao Dia da Favela realizadas pela CUFA Complexo Nordeste]

O Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, em Salvador, será cenário de diversas atividades culturais.

A ação, ocorre nesta quinta-feira (4) e faz parte da comemoração pelo “Dia da Favela”, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) / Complexo Nordeste de Amaralina.

O Dia da Favela é comemorado em 4 de novembro, mais do que uma comemoração, é uma data para refletirmos sobre os problemas enfrentados pela população que ocupa esses lugares e que afetam toda a sociedade. A data é reconhecida, desde o ano de 1900, internacionalmente como o ‘Dia da Favela’, pois pela primeira vez o termo “favela” apareceu em um documento oficial. 

Historicamente foi no Rio de Janeiro redigido um documento se referindo ao Morro da Providência como favela - um lugar que precisava ser limpado, associando aquele território como um lugar sujo, de gente imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje a Providência é considerada a primeira favela do Brasil.

Serviço
Horário: 14h às 18h.
Local: Beco da Cultura – Nordeste de Amaralina  Salvador-Bahia.

Programação:
14h00 – Arte de Pintar Kids: Crianças da comunidade vão se lambuzar na pintura estimulando a imaginação.
14h10 – Arte no Muro com o artista plástico e voluntário da Cufa Complexo do Nordeste, Totty Brito.
14h20 – Entrega de cestas básicas para as mães da favela, cadastradas, na campanha da VALE no Colégio Carlos Santana.
15h00 – Workshop Percussão Sustentável com o percussionista, compositor e produtor musical Everaldo Águia e o músico Serginho.
15h40 – Grupo Arte de Dançar: Aulão com a professora de dança afro e contemporânea Giza Santos.
16h30 – “Show Tarde Gostosa”:  com o cantor e compositor Papi Pescador.
17h20 – Cultura Sistema de Som: com Gabby Santana, cantora, compositora, voluntária da Cufa Complexo do Nordeste, o rapper GB Flex e a DJ Belle.

Comentários

Outras Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]
Bahia

MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria

18 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista

[Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]
Cultura

Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador

18 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]
Brasil

Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai

18 de Junho de 2026

Foto: Bahia Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |