Cultura

Ao lado da Cidade da Música, prefeitura anuncia construção de Casa da História de Salvador

05 de Outubro de 2021 - Metro1
[Ao lado da Cidade da Música, prefeitura anuncia construção de Casa da História de Salvador]

A prefeitura de Salvador publicou nesta terça-feira (5), em rede social, o anuncio de criação da Casa da História de Salvador, ao lado do Arquivo Público Municipal, também em construção

Ambos estão localizados ao lado da Cidade da Música, já inaugurada, no bairro do Comércio.

A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur).

A Casa da História e o Arquivo Público constituem um complexo arquitetônico de valor histórico e cultural que está sendo implantado na Rua da Bélgica, no bairro do Comércio. O chamado Centro de Interpretação do Patrimônio é o ponto de convergência dos dois equipamentos, constituído por duas edificações de características distintas arquitetonicamente, mas que terão serviços e atividades funcionando de maneira interligada e integrada.

O projeto prevê instalações modernas e adequadas à organização, conservação, preservação, difusão e acesso ao importante acervo sobre a história e cultura de Salvador e do Brasil.

O novo prédio vai contar com laboratório de restauro e depósito de documentos recebidos, salas de oficinas, coordenação de cursos e secretaria de cursos, salas de fotografias, registros magnéticos e arquivos audiovisuais, atendimento ao usuário, arquivos impressos, biblioteca do acervo e sala de projeção, dentre outros.

Na lista de documentos textuais que fazem parte do acervo estão os registros de Compra e Venda de Escravos em Salvador, informando os nomes e endereços dos proprietários e compradores, além da nacionalidade dos negros escravizados. Em outros conjuntos documentais estão registrados diversos feitos históricos, como o A Independência do Brasil na Bahia, em 2 de julho de 1823, a Aprovação da Lei Áurea e a Proclamação da República.
 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares]
Educação

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor]
Política

Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal]
Política

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

18 de Outubro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina]
Esportes

Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta]
Esportes

Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas]
Saúde

Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas

17 de Outubro de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil