A obra ‘Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral’, de estudante baiana é premiada em evento literário internacional com narrativa contra o racismo
22 de Agosto de 2021 - Bahia.ba
A escritora Jéssika de Oliveira Souza ficou entre as cinco melhores na categoria Antologia, com a obra “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral”
Ela é aluna do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, foi premiada pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) de Nova York.
A premiação foi divulgada na Live Especial Destaque Literário Focus Brasil NY 2021, realizada no dia 14 de agosto. A antologia reúne 63 escritoras do Brasil e de Portugal e é composta por poemas, poesias, contos e textos de lutas, luto, amor, resistência e vitórias. Jéssika contribuiu com poemas e contos.
O projeto “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral” foi organizado pelas escritoras Aldirene Máximo e Julie Veiga e homenageia Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Geni Guimarães, grandes nomes da literatura brasileira.
Para Jéssika Souza, a escrita foi a ferramenta que encontrou para poder desconstruir algumas estruturas enraizadas, como por exemplo, o racismo.
“É maravilhoso essa desconstrução. Através da minha escrita de mulher, negra, mãe e nordestina, tenho conseguido. É bom saber que estou sendo lida, ocupando espaços que foram negados historicamente a mulheres como eu. Agradeço a oportunidade e o benefício que foi fazer parte deste projeto lindo com mulheres maravilhosas no Elas e as Letras”, ressaltou. A Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Focus Brasil são entidades sem fins lucrativos que reúnem, gratuitamente, escritores e acadêmicos com livros publicados.
Para o Prêmio, são escolhidas as cinco melhores obras em oito categorias: Ensino & Pesquisa, Antologia, Crônicas & Contos, Auto ajuda, Biografias, Infanto juvenil, Poesia e Romance. O objetivo é reunir, valorizar e incentivar a leitura e escrita de autores da literatura brasileira de vários países.
Outras premiações
A estudante já foi premiada em outros momentos e tem textos publicados em outras obras, como “Antologia: Conte-me um conto” e a coletânea “Mães que escrevem”. Atualmente, Jéssika Souza é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e atua, ainda, como voluntária do projeto de extensão “Papo Lírico”. Para o futuro, a escritora aposta, agora, na escrita de um romance.
Foto: Reprodução Internet
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023