Entrega de Troféu Ujamaa abre Festival de Música e Artes do Olodum a partir de quarta (22)
20 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
Criado pelo bloco Olodum nos anos 80, o festival tem como tema em 2020 “O Navio de Isis” (Navigium Isis)
O Festival de Música do Olodum (FEMADUM), principal evento cultural do bloco afro do Pelourinho, começa na próxima quarta-feira (22) com a entrega do Troféu Ujamaa a 22 personalidades femininas. Realizada em parceria com a Revista Raça Brasil e com apoio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), a cerimônia será no Teatro Castro Alves, às 20h. A programação do FEMADUM consta, ainda, de lançamento de livros, exibição de vídeos e apresentações da banda percussiva e ala de canto.
Criado pelo bloco Olodum nos anos 80, o festival tem como tema em 2020 “O Navio de Isis” (Navigium Isis). O tema foi escolhido por representar uma festa religiosa anual da Roma Antiga em homenagem a deusa Ísis, realizada em 5 de março. O carnaval moderno assemelha-se a esse festival e nele está a origem dos carros alegóricos usados na folia momesca.
O FEMADUM divulga a diversidade da cultura afro-baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura afro uma fonte de inspiração e de desenvolvimento de ações. Em mais de 30 edições, teve a participação de um público superior a 350 mil pessoas, com uma média de 10 mil por eventos.
O Festival foi registrado em vídeo pela TV Granada, em 1981, como parte do filme Carnival Bahia, dirigido pelo cineasta Carlos Passini, sendo o primeiro evento de um bloco afro a ser transmitido em imagens para a Inglaterra. Nos últimos anos tem sido transmitido pela TVE (TV Educativa da Bahia) para cerca de 280 municípios baianos e via canal web da TV.
Foi no Femadum, há exatos 31 anos que, Luciano Gomes apresentou a música "Deuses Cultura Egípcia”, popularmente conhecida como “Faraó”. Música responsável por, ao mesmo tempo, dar visibilidade e popularidade ao Olodum e ao samba-reggae, ritmo criado pelo saudoso mestre Neguinho do Samba.

Comentários
Outras Notícias
Neojiba encerra turnê histórica na China e emociona público com repertório das Américas
06 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Bahia receberá 315 veículos para transporte de pacientes do SUS
06 de Maio de 2026Foto: Rafael Nascimento / MS
Justiça determina que Neoenergia apresente plano para evitar choques elétricos em animais na Praia do Forte
06 de Maio de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia do Forte
Bahia registra menor número de mortes violentas em abril dos últimos 14 anos
06 de Maio de 2026Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Panini explica por que Neymar ficou fora do álbum da Copa de 2026
05 de Maio de 2026Foto: Divulgação / Panini
Juazeirense avança no Nordestão e Douglas Nathan destaca força do grupo
05 de Maio de 2026Foto: Divulgação / Juazeirense
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023