Cultura

Dia do Orgulho LGBTQI+ representa resistência em sessão especial na Câmara Municipal de Salvador

26 de Junho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Dia do Orgulho LGBTQI+ representa resistência em sessão especial na Câmara Municipal de Salvador]

Comemoração ocorre nesta sexta (28), no Plenário Cosme de Farias.

O vereador Marcos Mendes (PSOL) vai presidir uma sessão especial em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQI+ no Plenário Cosme de Farias, nesta sexta-feira (28), às 18h. A comemoração intitulada “Onde o Orgulho Começou: 50 anos da Revolta de Stonewall e a Luta de Resistência dos Movimentos LGBTQI+ em Salvador” vai abordar a história dos movimentos e lutas LGBTs contra o preconceito.
“É com muito orgulho que no dia 28 de junho de 2019, após 50 anos dessa revolta, meu mandato coletivo irá ocupar juntamente com a comunidade LGBTQI+ a Casa Legislativa em uma sessão especial”, enfatizou o vereador.
História
Numa batida policial em um bar de Nova York, conhecido na época como local de encontro da população LGBTQI+, travestis e drag queens foram agredidas por não estarem usando ao menos três peças de roupa ‘adequada’ a seu gênero, como mandava a lei.
Treze pessoas foram detidas e levadas pelos policias, de forma violenta, para a delegacia. A partir da repercussão do acontecimento, parte da comunidade de gays, lésbicas, pessoas trans e travestis de Nova York, que até então viviam escondidas e silenciadas, se rebelaram, se organizaram e tomaram as ruas com protestos nos arredores do Stonewall. Foram seis dias de manifestações, dando início ao dia do Orgulho LGBTQI+.

Comentários

Outras Notícias