Blogueira Camaçariense conquista público com vídeos sobre cabelos cacheados; conheça o DiPretas
02 de Fevereiro de 2016 - Maryane MeiraDipretas realiza encontros em várias cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Camaçari.

Lyla Matos, blogueira e youturbe
Fazer o Big shop, ou melhor, o grande corte no cabelo, que significa tirar a química do cabelo através do corte, não foi tão fácil assim. “Antes de tudo eu pesquisei bastante sobre o corte, os cuidados e tratamento que tenho que ter com o cabelo cacheado e então tomei coragem e eu mesma decidir cortar, depois de cinco meses sem aplicar nenhuma química no cabelo”, afirma Lyla.
O primeiro vídeo foi feito antes do “big shop” para mostrar o cabelo na fase de transição. “Fiz o vídeo mostrando o cabelo em transição, como eu fazia para usar o cabelo que estava metade lisa e a outra cacheada. O vídeo foi bastante bacana e motivador, pois essa fase é muito difícil. É quando muitas mulheres pensam em desistir, por não aguentar o cabelo com duas texturas”, ressalta.
Após o Big shop e a divulgação do vídeo mostrando passo a passo do corte e resultado, Lyla percebeu que as pessoas queriam saber mais sobre esse universo de cabelos cacheados e se sentiu influenciada a publicar mais e mais vídeo demonstrado essa nova técnica. “foi um momento de descoberta e a certeza do que eu queria para minha vida, aliado ao desejo de me tornar uma influenciadora e ajudar as mulheres que desejam se livra da química”, frisa.
DiPretas – O sucesso dos vídeos não era o bastante e diante todo o cenário de identificação cultural, por trás de um corte de cabelo, Lyla com o apoio de mulheres adeptas aos cachos criou um grupo intitulado: DiPretas. “DiPretas é um movimento que nasceu da necessidade de se trabalhar a autoestima das mulheres e homens negros, além de discutir sobre a história e identidade do negro e estimular a cultura, através de apresentações de grupos artísticos que retratam a musicalidade negra. Contamos com o apoio de Lucineri Nascimento, Lucineuza Silva, Márcia Santana, Nayale, Gabriela, Paraguaçu e Gilberto”, explica Lyla.

Encontro com o movimento DiPretas
Comentários
Outras Notícias
Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / SSP-BA
Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Matuê é atração confirmada no Festival HIT Salvador 2025, em dezembro
04 de Novembro de 2025Foto: @30praum_santos
Wagner Moura será homenageado em festival internacional de cinema na Califórnia
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023