Cultura

Camaçariense inova com criação de ateliê de turbantes e acessórios de matriz africana

25 de Janeiro de 2016 - Maryane Meira

Kaká da Flor Ateliê fica situado na Rua telégrafo, situada no bairro Gleba B, próximo ao teatro Cidade do Saber.

DSCN1000

Kaká da Flor Ateliê fica situado na Rua telégrafo, situada no bairro Gleba B, próximo ao teatro Cidade do Saber.

  A ideia empreendedora de criar uma oficina para confecção de turbantes deu origem ao Kaká da Flor Ateliê, em Camaçari. O ateliê é especializado na produção e venda de turbantes, que possui cores, estampas e estilo variados e tem feito à cabeça da mulherada de Camaçari e região. Karynna Souza, nascida em Camaçari e mais conhecida como Kaká da Flor conta que a chave do sucesso é amar o que faz, aliado a troca de conhecimento, contribuindo assim para a difusão da cultura negra, em um município diversificado. “A minha loja é negra, e esse universo que envolve acessórios e produtos de raiz cultural negra é muito encantador, pois é uma fonte de aprendizado e ensino, onde tento passar a diante e influenciar pessoas, principalmente os negros que ainda não conhecem nossa história”, afirma Kaká da Flor.   DSCN0998   Com o sucesso das oficinas de turbantes e com o incentivo das adeptas ao novo estilo, Kaká passou a comercializar também, brincos feitos de crochê, colares de pedras, acessórios de capim dourado, além de sandálias de couro e confecções. “Após as oficinas que montamos, sentimos a necessidade de oferecer alguns acessórios para alavancar mais ainda a beleza de se usar um turbante”, conta.  
kaka

Kaká da Flor fazendo turbante em uma cliente do Ateliê

  Identidade e a cultura africana é a marca forte no Ateliê, que conta com uma decoração caprichada em detalhes rústicos, além da presença de imagens de figuras importante no processo de luta pela igualdade e resistência do povo negro. “Eu usei a criatividade para montar o ateliê sem gastar muito. Montei as prateleiras da loja com caixote de frutas, encontrei um local que vende pallets e comprei para ajudar na decoração. Coloquei na loja as figuras marcantes que admiro, como de Nelson Mandella”, ressalta.  
DSCN1018

Karynna ficou bastante conhecida em Camaçari, e foi apelidada por populares como Kaká da Flor.

  História do nome - Há alguns anos, Karynna enfeitava seus cabelos com uma flor, segundo conta, uma grande flor, que chamava a atenção das pessoas por onde passava. Por causa da flor, Karynna ficou bastante conhecida em Camaçari, e foi apelidada por populares como Kaká da Flor.     DSCN1002 Origem do turbante – O pedaço de tecido de 1,5m de cumprimento e 55cm de largura que enrolado na cabeça que tem um significado bastante peculiar no Continente Africano. As inúmeras formas de amarrar o turbante representa uma espécie de linguagem popular, podendo indicar uma posição social. “Na África o tipo de amarração indica se a mulher é solteira, casada ou viúva”, destaca Kaká da Flor. Kaká da Flor Ateliê fica situado na Rua telégrafo, situada no bairro Gleba B, próximo ao teatro Cidade do Saber. Telefone para contato: (71) 99165-5786. Curta a Fanpage: Kaká da Flor Ateliê.   DSCN1003   DSCN0996

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]
Saúde

Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]
Bahia

Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]
Saúde

Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias

23 de Maio de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação