Foto: Divulgação / Exército Brasileiro
A partir de 1º de janeiro, mulheres que completam 18 anos em 2025 poderão participar do alistamento voluntário para as Forças Armadas. O procedimento é opcional, diferindo do alistamento masculino, que é obrigatório. O período de inscrição estará aberto até 30 de junho.
De acordo com o Ministério da Defesa, serão oferecidas 1.465 vagas distribuídas em 28 cidades e 14 estados. O Exército contará com 1.010 vagas, a Marinha com 155 e a Aeronáutica com 300. A meta é aumentar gradativamente a participação feminina, até atingir 20% das vagas.
“O alistamento pode ser feito online ou em uma Junta de Serviço Militar. É necessário morar em um dos municípios incluídos no Plano Geral de Convocação e apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência e documento com foto”, detalhou o Ministério.
Além do alistamento, o processo inclui etapas como seleção geral, complementar, designação e incorporação, que contam com entrevistas, exames médicos e testes físicos. As candidatas poderão escolher em qual Força desejam atuar, mas a decisão final dependerá das vagas disponíveis, aptidão e critérios específicos.