Bahia

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados

22 de Abril de 2024 - Redação Pernambués agora
[Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados]

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês na capital baiana — Foto: Reprodução/TV Bahia

O Centro Municipal de Educação Ieda Barradas Carneiro, localizada no Parque Bela Vista, em Salvador, foi arrombado na madrugada desta segunda-feira (22). Esta foi a quarta vez que a creche foi alvo de criminosos, em menos de um mês.

De acordo com informações apuradas pela TV Bahia junto a mães de alunos e a direção da unidade, os suspeitos levaram todos os cabos da rede de ar-condicionado e a nova fiação que estava em fase de instalação.

Além disso, eles destruíram a subestação de energia da instituição de ensino, que atende crianças com idades entre 1 e 5 anos, em período integral. Por causa do crime, as aulas, que não aconteciam há uma semana e voltariam nesta segunda-feira, foram suspensas novamente para os 137 alunos da unidade.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que está ciente do ocorrido e afirmou que a Guarda Municipal foi acionada para dar suporte à unidade escolar. Disse, ainda, que a equipe de manutenção está realizando a instalação dos equipamentos de videomonitoramento. A previsão do órgão é de que todo o serviço seja concluído até o fim de semana.

A professora Josimari Lima, mãe de uma aluna do Centro Municipal, contou que perdeu o dia de trabalho nesta segunda, porque foi surpreendida pela falta de aula da filha, já que não tinha com quem deixá-la.

"Eu trabalho em outro município, sou educadora e tive que deixar cinco turmas sem aula porque, de última hora, foi surpreendida mais uma vez. Isso mexe na minha rotina de trabalho, na aprendizagem dela, e a gente fica nessa preocupação, de até quando vou ser surpreendida com essa notícia e até quando vou poder manter minha filha nesta escola", criticou.

Já Geane Ramos, mãe de uma criança atípica, falou sobre os impactos da falta de aula nas rotina do filho.

"É tudo muito difícil para a gente, mãe atípica. É muita luta, a gente tem que correr atrás de tudo, nada é fácil. E quando a gente encontra uma escola que acolhe os nossos filhos, a gente fica de mãos atadas, porque não tem o que é nosso de direito, a educação", afirmou.

Segundo informações apuradas pela TV Bahia, em 4 anos de gestão foram registrados 20 boletins de ocorrências referentes a invasões na unidade, que foi inaugurada em 2007.

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que atua no bairro não apenas pela 26ª Companhia Independente, mas também por equipes de unidades especializadas e táticas. A Polícia Civil não comentou o assunto.

Comentários

Outras Notícias

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS

[ É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026]
Fofoca

É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC]
Justiça

Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC

30 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik