Bahia

Diretora de ‘Ó Paí, Ó 2’ grava documentário no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador

03 de Abril de 2024 - Redação Pernambués agora
[Diretora de ‘Ó Paí, Ó 2’ grava documentário no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador]

Documentário vai retratar a importância da cultura musical nas favelas do Brasil e terá um episódio em Salvador / Foto Divulgação

A diretora do novo filme brasileiro “Ó Paí, Ó 2”, estrelado nos cinemas em 2023, escolheu o bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, para a gravação de um episódio do documentário “Favela.doc”, que abordará as cenas de funk, trap, samba, grime/drill, tecnobrega, bregafunk, R&B e pagode baiano nas favelas do Brasil.

Em entrevista para o Aratu On, Viviane Ferreira, que nasceu no bairro de Coqueiro Grande, em Salvador, contou que o projeto surgiu através do maior festival de cultura periférica do Brasil, o Favela Sounds, em Brasília. No momento em que conheceu o projeto, Viviane teve a ideia de “traduzir” a iniciativa para um projeto audiovisual, que terá oito episódios no total.

Dos palcos do festival, nasceu a proposta de criar o “Favela.doc”, que passa por seis cidades do Brasil: Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Belém e São Paulo. O foco, segundo Viviane, será na trajetória dos artistas nas favelas do país.

SALVADOR 

Na capital baiana, as gravações foram feitas no mês passado e acompanharam o processo criativo e vivências do grupo TrapFunk&Alívio, formado por Felipe Pomar (conhecido como Banha), Alex Ribeiro (DJ Allex), Felipe Cardeal (Manno Lipe), Luitan Assis (MC Sagat) e Philipe Estevão (B-Boy Sabotage).

Para Viviane, os integrantes do grupo fazem pela música “algo valioso e emocionante” e precisam ser mostrados para o mundo através do documentário. Como o nome sugere, o coletivo une trap e funk e, diz a diretora, “traz um som contagiante que pega a gente do último fio do cabelo até o dedão do pé”.

Ela conta que outras histórias do Nordeste de Amaralina também vão aparecer no documentário, especial, de pessoas ligadas ao “paredão”, festa com grandes aparelhos de som automotivo. Viviane destaca que, por trás do “paredão”, há pessoas e vidas que precisam ser valorizadas dentro e fora das favelas.

“À medida que você tem um ‘paredão’ no Nordeste de Amaralina, você tem um tiozinho que vem trabalhar, uma tiazinha que vem vender a sua cerveja ou sua água, um tio do espetinho, uma tia do cachorro quente… Você tem uma série de atividades econômicas que são mobilizadas e, a partir daí, você tem um coletivo de cinco jovens pretos periféricos que se juntam e produzem uma música potente a ponto de chamar a atenção de toda a comunidade e juntar famílias em um mesmo lugar”, elabora a diretora de “Favela.Doc”.

LANÇAMENTO

Mesmo ainda sem data prevista de lançamento, a expectativa é que o material esteja pronto para circulação no primeiro semestre de 2025. As gravações já foram finalizadas em Salvador e em Brasília.

A esperança da produção é que o documentário alcance diversos públicos que, diz Viviane, “se permitam olhar para esses personagens e locais e enxerguem seus filhos, sobrinhos, tios, avós, mães e parentes, vendo a humanidade dessas pessoas e o quanto de vida e de potência existem nessas comunidades”.

Comentários

Outras Notícias

[Rodoviários iniciam preparação para greve de ônibus em Salvador:
Bahia

Rodoviários iniciam preparação para greve de ônibus em Salvador: "Não vai ter outro jeito"

17 de Maio de 2024

Rodoviários se reuniram na tarde desta quarta-feira, 15 - Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

[Saúde mental dos brasileiros no perido pós-pandemia é considerado uma das piores do mundo]
Saúde

Saúde mental dos brasileiros no perido pós-pandemia é considerado uma das piores do mundo

17 de Maio de 2024

Relatório internacional aponta que mais de um terço dos brasileiros está "angustiado /Foto Divulgação

[Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil]
Saúde

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

17 de Maio de 2024

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer nesta quinta, na Suíça / Foto Kruscha

[Quilombolas cobram do governo agilidade na titulação de terras]
Política

Quilombolas cobram do governo agilidade na titulação de terras

17 de Maio de 2024

Encontro Aquilombar 2024 reuniu mais de 1.000 pessoas em Brasília / Foto Fabio Rodrigues

[Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21)]
Bahia

Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21)

17 de Maio de 2024

Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21) / Foto ASCOM

[Aniversário da Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil]
Bahia

Aniversário da Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil

17 de Maio de 2024

Data será celebrada na Câmara, nesta sexta-feira (17), com uma sessão especial requerida pelo mandato coletivo Pretas Por Salvador / Foto Card Evento