Bahia

Transalvador intensifica fiscalização a motociclistas em até o fim de dezembro

19 de Dezembro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Transalvador intensifica fiscalização a motociclistas em até o fim de dezembro]

De janeiro a novembro deste ano, 56 motociclistas perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito em Salvador / Foto Jefferson Peixoto

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai intensificar as ações de fiscalização junto aos motociclistas nas principais vias da capital baiana até o fim de dezembro, período em que observa-se um aumento na ocorrência de acidentes graves envolvendo motos.

A medida visa conter o avanço no número de casos: somente de janeiro a novembro deste ano, 56 motociclistas perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito em Salvador. O número representa 57% do total de vítimas fatais registradas nesse período (99 mortes).

No mesmo período de 2022, foram registradas 46 ocorrências desse tipo. O excesso de velocidade e outras imprudências têm feito com que os motociclistas ocupem o primeiro lugar no ranking de mortalidade no trânsito da capital baiana.

“ Lembramos que o excesso de velocidade, o consumo de bebida alcoólica, a imprudência e o uso do celular são os principais fatores de risco de acidentes. Queremos que todos possam usufruir desses momentos com segurança, o que só é possível caso as regras de trânsito sejam respeitadas”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.

ABORDAGENS E LÍDERES DE ACIDENTES

De janeiro a novembro de 2023, mais de 57 mil condutores foram abordados em operações feitas pelas equipes da Transalvador, sendo registrados 11 mil motociclistas. Nas abordagens, os agentes de trânsito observam o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, a exemplo de capacete, para motos, e o cinto, em automóveis, além das condições de trafegabilidade do veículo, e também realizam testes de alcoolemia.

A Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, lidera a lista das vias com o maior número de motociclistas vitimados em sinistros, totalizando 266 vítimas, sendo três delas fatais. Já a Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, tem o maior registro de fatalidades, com seis mortos, e 110 feridos. Em seguida, aparecem as avenidas Antônio Carlos Magalhães (ACM), Octávio Mangabeira, Tancredo Neves e Gal Costa.

Comentários

Outras Notícias