Bahia

Procuradoria Geral da Justiça investiga EMBASA por falta de água em bairros de Salvador

08 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
[Procuradoria Geral da Justiça investiga EMBASA por falta de água em bairros de Salvador]

Após a pandemia a falta de água tem se agravado na periferia da capital baiana

O apresentador Luiz Carlos Suíca, da TV Baiana de Salvador, canal 6.1 filiada à TV Cultura, tem realizado o programa De Olho na Cidade em quarentena protetiva de casa durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).
Suíca tem realizado diariamente, por telefone, entrevistas com representantes de secretarias municipais, especialista e Instituições para falar sobre assuntos relacionados ao covid-19. Nesta quarta-feira (08), o programa recebeu o Promotor Cristiano Chaves, que é Assessor Especial da Procuradoria Geral de Justiça. Ele disse que a promotoria abriu uma investigação sobre a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), pela constante falta de água em diversos bairros de Salvador.
O programa de Olho na Cidade, o Site Pernambués Agora e o Cabula Agora recebem diariamente denúncias de moradores de várias localidades da capital baiana. Durante entrevista o promotor disse que a intensão da investigação é apurar para saber o motivo da demora em resolver consertos ou problemas em reservatórios e quando não é esse é também o porquê a distribuição de água tem sido insuficiente para as demandas dos bairros.
“Precisa ter imediatidade do momento de pandemia, pedimos a regulação no abastecimento, além de ter uma regularização mesmo depois que passar o Convid-19. Percebemos através das reportagens com denúncias e matérias, que a falta de água insiste, estamos apurando os fatos a queremos chegar a um determinador comum”, disse.
Suíca, disse que no bairro de Pernambués e outras localidades estão faltando água em 15, 12 dias. Ele ainda ressalta que confia demais no Ministério Público (MP) pois tem resolvido denúncias apresentadas no programa. “A embasa precisa ser chamada a responsabilidade para as pessoas terem uma dignidade, até poque os recibos chegam todos os meses”, disse Suíca.
O promotor garante que nesse momento a situação está mais grave por conta da pandemia, “as o pessoas tem uma necessidade maior em usar a água para sua higiene, e isso não pode continuar, é questão de dignidade humana”, disse Cristiano.
O apresentador ofereceu ao promotor conteúdos e materiais, como recibos, vídeos e telefone das pessoas que estão fazendo as denúncias, para incluir nas investigações contra embasa. Ele pede que o governador Rui Costa, apure o comportamento do presidente da Embasa, além de ressaltar que a falta de água só atinge a favela, periferia, “não vejo isso em bairros nobres, somente em comunidade”, concluiu.
O Programa de Olho na Cidade da TV Baiana acontece de Segunda-feira à Sexta-feira, das 11:45 as 13h.
Para participar os interessados devem ligar para o 71- 3565-1525.O programa além de ser transmitido pelo canal 6.1 (canal aberto) e 15 em (canal fechado) é transmitido pelo Facebook TV Baiana.

Comentários

Outras Notícias

[Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado]
Saúde

Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado

28 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas]
Saúde

Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas

28 de Julho de 2025

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador]
Bahia

Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador

28 de Julho de 2025

Foto: Reprodução Google Street View

[Projeto na AL-BA propõe desconto em eventos culturais para quem doa sangue na Bahia]
Política

Projeto na AL-BA propõe desconto em eventos culturais para quem doa sangue na Bahia

28 de Julho de 2025

Foto: Camila Souza / GovBA

[INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho]
Economia

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

27 de Julho de 2025

Foto: INSS/Divulgação

[IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê]
Economia

IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

27 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil