Vigilantes deflagram greve por tempo indeterminado na Bahia
11 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
Foi deflagrada nesta terça-feira (10) a greve dos vigilantes no estado da Bahia.
Por conta da paralisação, oito museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) foram fechados por tempo indeterminado.
Os museus que estarão sem funcionar são: Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu de Arte da Bahia; Palacete das Artes; Centro Cultural Solar Ferrão; Museu Tempostal; Museu Udo Knoff; Parque Histórico Castro Alves e Museu Recolhimento dos Humildes.
O anúncio foi feito através do Instagram do Museu de Arte da Bahia, administrado pelo órgão. A publicação também explica que as atividades serão retomadas após o encerramento da paralisação.
No final da manhã, vigilantes caminham em direção a Câmara Municipal em busca de apoio dos vereadores e para expor as reivindicações.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, algumas agências bancárias também foram atingidas. Ainda não se sabe a quantidade exata, mas os bancos estão divididos entre os que abriram normalmente, os que funcionam sem transações em dinheiro e os que fecharam.
A recomendação do sindicato é de que no caso da ausência de vigilantes, a agência seja fechada para a segurança dos funcionários e clientes.
Não há informação detalhada sobre quais agências de quais bancos fecharam ou funcionam parcialmente, por isso a recomendação é de que o cliente deve ligar para o local antes de ir realizar alguma operação financeira.
Reivindicações
As reinvindicações dos vigilantes são um aumento de 13% nos salários (sendo 8% correção da inflação de 2018 e 2019 e 5% de ganho real), além do do ticket alimentação subir de R$ 13 por dia para R$ 23. Os patrões oferecem um aumento de 1,5% no salário.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vilância do Estado da Bahia (Sindvigilantes), José Boaventura, entre 2019 e 2020 foram realizadas, sem sucesso, 14 rodadas de negociação com os patrões - representados pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp).
Ainda segundo José Boaventura, a categoria não recebe reajuste no salário desde 2018. Após o início da greve, o Sindesp chamou o Sindvigilantes para negociação, mas ainda não há nenhum encontro marcado.
Os vigilantes se reuniram na manhã desta terça na frente do sindicato, em Nazaré. Um ato deve acontecer ao longo do dia e no fim da tarde será realizada uma assembleia para avaliar as primeiras horas da paralisação.
Com a greve, além dos museus, bancos, órgãos públicos, previdência social, escolas, hospitais, faculdades, comércio, shoppings devem ser afetados.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023