Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia
11 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Um grupo formado por dezenas de famílias sem-teto protesta contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia, na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro do Monte Serrat, em Salvador.
Cerca de 100 pessoas moram na antiga unidade atualmente. São famílias formadas por adultos, idosos e aproximadamente 50 crianças que não têm outro lugar para viver. Sem energia, os ocupantes ficaram sem ter como armazenar alimentos na geladeira, usar o fogão elétrico e tiveram que improvisar um fogão à lenha para cozinhar o almoço.
Em nota, a Coelba informou que suspendeu o fornecimento de energia do antigo hospital por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado e que o solicitação do desligamento pelo titular da unidade consumidora está prevista na resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Denúncia
Os moradores denunciam que o governo do Estado foi contra à lei para desligar a luz do local. "Ontem à noite, eles vieram para cortar a luz e isso é algo contra à lei. Este tipo de procedimento só pode ser feito pela manhã e pela tarde. O governo do Estado está descumprindo qualquer tipo de legislatura, qualquer tipo de lei, que garanta a vida das pessoas, porque eles acabaram de cortar a nossa luz, com um aparato militar gigantesco", criticou o coordenador nacional da Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Victor Aicau.
>>Movimento ocupa antigo Hospital Couto Maia em protesto por moradia
O porta-voz ainda pontuou que esta prática é semelhante a do governo federal, que, na visão deles, vêm cortando os benefícios do cidadão. "O governo do Estado segue uma postura, na opinião das famíliaes que estão aqui, igualmente a do governo federal, de cortar o projeto 'Minha Casa, Minha Vida', de cortar os programas que o governo federal vem cortando. Então, em nossa opinião, Rui Costa precisa se posicionar, precisa devolver a luz para estas famílias. Tem mãe de família, pai, crianças aqui dentro", apontou.
O representante da coordenação municipal do MLB, Filipe Bacelar, também lamentou a situação atual dos moradores. "Somos trabalhadores, gente de bem. Temos 54 crianças aqui dentro. Eu pergunto a Nelson Pelegrino como é que vão ficar estas crianças? Sendo que ele chegou aqui com a gente, negociou algo e está fazendo outro. A proposta deles, inicialmente, foi de trazer auxilio aluguel. Estávamos em negociação. Na segunda, a gente conversou com ele e ficou tudo tranquilo", contou.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023