Bahia

Projeto que prioriza pessoas com albinismo em atendimento pelo SUS é sancionado pelo prefeito de Salvador

31 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Projeto que prioriza pessoas com albinismo em atendimento pelo SUS é sancionado pelo prefeito de Salvador]

Autoria é do vereador Luíz Carlos Suíca (PT)

Um projeto de lei de autoria do vereador Luíz Carlos Suíca (PT), que prioriza portadores do acromatismo, conhecido como “albinos” em marcações de consultas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em especialidades como dermatologistas e oftalmologistas foi sancionado pelo atual prefeito de Salvador, ACM Neto, nesta quarta-feira (31). 
Na CMS, o projeto foi aprovado no dia 15 de maio. Em entrevista ao PERNAMBUÉS AGORA, o edil ressaltou a importância dessa conquista para o município e para os albinos. 
Já Renivaldo Silva Nascimento, assistente social, falou em entrevista ao PERNAMBUÉS AGORA, a importância da lei para os albinos: “Acredito, que essa nova lei, que contempla a população Albina. Surge como um alicerce em defesa dos mesmo, diminuindo as sequelas que passamos. A lei proposta pelo Vereador e parceiro da Associação Apalba, (Luis Carlos Suica), traz um melhor bem estar as pessoas albinas, é  essencial para a prevenção de doenças. Cabe citar, que a prevenção sai mais em conta para o Estado, do que os gastos com; material hospitalar.o TFD, Internamentos, sem contar a baixa auto estima que o esse sujeito(a), passa durante os procedimentos cirúrgicos. Caso não passem periodicamente ao Oftalmologista, podem chegar a cegueira”, disse.
O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina.

Comentários

Outras Notícias