'Brotos não seriam causa de E. coli, indicam testes iniciais
06 de Junho de 2011 - PiatãAutoridades alemãs disseram nesta segunda-feira que testes iniciais mostram que testes em brotos vegetais de uma fazenda orgânica no norte do país mostram que eles não são a causa do surto de uma variante altamente tóxica E.
Autoridades alemãs disseram nesta segunda-feira que testes iniciais mostram que testes em brotos vegetais de uma fazenda orgânica no norte do país mostram que eles não são a causa do surto de uma variante altamente tóxica E.coli, que deixou 22 mortos e mais de 2,3 mil doentes na Europa.
O Ministério da Agricultura da Baixa Saxônia disse que 23 de 40 amostras da fazenda de broto de feijão suspeito de estar por trás do surto testaram negativo para a bactéria.
Segundo o órgão, faltam realizar mais testes.
A fazenda havia sido apontada como a mais provável origem do surto de infecções.
Ela produz brotos de feijão, lentinha, ervilha e outras leguminosas e fica em Ulzen, cerca de 100 km ao sul de Hamburgo, o epicentro do surto.
O local foi fechado e todos os seus produtos recolhidos.
A fazenda vendia seus produtos para restaurantes e mercados em Hamburgo e outras cidades.
Inicialmente, o governo alemão havia apontado pepinos produzidos na Espanha como sendo a provável causa da contaminação pelo E.
coli.
Ministros da Saúde dos países da União Europeia se reúnem nesta segunda-feira em Luxemburgo para discutir o surto.
Gado e ovelhas A bactéria já matou 22 pessoas, 21 na Alemanha e uma na Suécia, e infectou mais de 2,3 mil na Alemanha e outros 12 países.
A maioria dos afetados pelo surto está na Alemanha, com casos concentrados na cidade de Hamburgo.
O ministro federal da Saúde, Daniel Bahr, informou que os hospitais do norte da Alemanha estão superlotados por causa do surto, mas os funcionários estão fazendo "tudo o que for necessário" para ajudar os pacientes.
A E.
coli, que costuma habitar as entranhas de gado e ovelhas, em geral é inofensiva à saúde.
Mas a variedade que está atacando a Europa, causa diarreia, cólicas estomacais severas e febre.
Ela se prende às paredes do intestino, onde libera toxinas.
A maioria das vítimas se recupera após alguns dias de tratamento, mas um pequeno número de pacientes desenvolve uma síndrome potencialmente fatal, que ataca os sistemas renal e nervoso.
Cientistas afirmaram que a nova variante da E.
coli é um híbrido agressivo, tóxico para humanos e que não estava ligado anteriormente à intoxicações alimentares.
A Espanha é o país mais afetado economicamente pelo episódio, com grande perdas registradas por produtores locais de pepino e outros legumes e verduras.
O premiê José Luis Rodríguez Zapatero disse que seu país exigirá reparações pelas perdas sofridas.
*Fonte: IG
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023