Número de estudantes que experimentam cigarro em Salvador reduz para 32%
15 de Fevereiro de 2021 - Redação Pernambués agora
Salvador conseguiu reduzir em 32% o número de estudantes do 9º ano do ensino fundamental que já experimentaram cigarros
É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) – 2019, divulgada no final do ano passado. Salvador também é uma das capitais brasileiras com menor número de fumantes, com índice de apenas 4,1% - conforme pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2018) do Ministério da Saúde.
Os resultados da PeNSE, mostraram que a experimentação do cigarro em 2009, ano de início da pesquisa, foi de 20,4% e, em 2015, foi de 13,8%, apontando uma redução de 32%. O estudo é realizado a cada três anos, com escolares adolescentes, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é de subsidiar o monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde em escolares do Brasil.
Tratamento
O tabagismo é o único fator de risco totalmente evitável e responsável por mortes, doenças e alto custo ao sistema de saúde, assim como afeta indiretamente a qualidade de vida do cidadão e da sociedade. Em Salvador, o tratamento pode ser encontrado em 33 unidades, que prestam esse tipo de atendimento gratuitamente aos dependentes, através do PMCT.
Este ano, devido à pandemia, a unidade tem realizado atendimento individual, teleatendimento, grupos presenciais menores com oito pessoas e grupos virtuais. O acompanhamento das pessoas que decidem participar do PMCT é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros especialistas.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023