Mundo

Mais de 300 brasileiros podem ser impactados pela proibição de Trump a estudantes estrangeiros em Harvard

27 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
[Mais de 300 brasileiros podem ser impactados pela proibição de Trump a estudantes estrangeiros em Harvard]

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Estudantes brasileiros matriculados em Harvard enfrentam dificuldades após decisão do governo Trump que restringe a permanência de alunos estrangeiros na universidade. A medida pode forçar mais de 300 brasileiros, entre estudantes e pesquisadores, a buscar transferência para outras instituições.
Atualmente, cerca de 318 brasileiros estão vinculados à universidade, sendo 123 alunos regulares e 195 pesquisadores, conhecidos como "scholars". Além disso, candidatos estrangeiros que pretendem ingressar na universidade também estão sujeitos aos efeitos dessa restrição.
Harvard alerta que a medida pode causar impactos severos em cerca de 7.000 estudantes estrangeiros que dependem de vistos para residir nos Estados Unidos. Em nota, a universidade afirmou que trabalha para fornecer suporte à sua comunidade, classificando a decisão como uma retaliação que prejudica não apenas Harvard, mas também o país, comprometendo sua missão acadêmica e científica.
Na quinta-feira (22), a instituição acionou a justiça federal americana para contestar a proibição imposta pelo governo Trump, alegando que a medida viola leis e direitos constitucionais. Harvard afirma que o governo busca interferir na autonomia da universidade, tentando controlar sua gestão, currículo e supostas “ideologias” de seus professores.

Comentários

Outras Notícias