Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Divulgação
Os postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia durante o Carnaval, contabilizaram mais de 24 mil exames realizados em Salvador e em cidades do interior.
Além dos testes, a ação também garantiu a distribuição de mais de 715 mil preservativos por meio da campanha #CamisinhaTáNaMão, realizada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Na capital baiana, ao longo de quatro dias de festa, os estandes instalados nos circuitos da Barra e de Ondina realizaram 16.705 testes. Foram identificados 22 casos positivos para HIV, 285 para sífilis, três para hepatite B e 14 para hepatite C. Entre os casos de sífilis, 68 pessoas iniciaram o tratamento imediatamente, enquanto os pacientes com resultado reagente para HIV foram encaminhados para acompanhamento especializado.
No interior, Brumado registrou 3.876 testes em três dias de folia, com 51 casos de sífilis, dos quais nove iniciaram tratamento no local. Já em Porto Seguro, foram realizados 3.056 exames, com quatro resultados positivos para HIV, um para hepatite C e 34 para sífilis, com 11 tratamentos iniciados imediatamente.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou a importância da presença do SUS nos grandes eventos como estratégia fundamental para prevenção, diagnóstico precoce e cuidado em saúde.
A iniciativa integra um conjunto de ações do Governo do Estado para ampliar o acesso gratuito, seguro e sigiloso aos serviços de saúde durante grandes eventos populares, beneficiando moradores e turistas.
Comentários
Outras Notícias
STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador
20 de Fevereiro de 2026Foto: Edu Mota / Brasília
Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana
20 de Fevereiro de 2026Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026A Prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox em 2026. A doença, causada por um vírus da mesma família da varíola, teve a infecção registrada fora do município, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.
“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador
19 de Fevereiro de 2026Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias
Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco
19 de Fevereiro de 2026Foto: Matheus Lima/Vasco
“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato
19 de Fevereiro de 2026Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023