Mundo

Bolsonaro diz que “rala feito um desgraçado” e chama desmatamento de “xaropada”

20 de Novembro de 2021 - Revista Fórum
[Bolsonaro diz que “rala feito um desgraçado” e chama desmatamento de “xaropada”]

Segundo cálculos feitos por Marcelo Leite, jornalista especializado em ciência, a política predatória de Jair Bolsonaro sobre o meio ambiente já teria resultado na derrubada de 1 bilhão de árvores

Após mentir em palestra a investidores em Dubai, quando afirmou que a Amazônia não pega fogo, Jair Bolsonaro (Sem partido) se fez de vítima em live na noite desta sexta-feira (19), após voltar de sua viagem ao Oriente Médio, dizendo que “rala feito um desgraçado para levar o bom nome do Brasil lá fora”.

“Enquanto a gente rala feito um desgraçado para levar o bom nome do Brasil lá fora, vão péssimos brasileiros para fora do Brasil criticar o Brasil. Falar mentiras sobre a Amazônia, por exemplo. Parece que tem uns caras que tem um prazer de chegar lá fora (e falar): ‘estão tocando fogo na Amazônia'”, afirmou.

Na última quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que a área desmatada na Amazônia Legal no período 2020/2021 foi de 13.235 km², um aumento de 22% em relação ao período anterior.

Usando dados do Inpe, que revelou uma área de 13,235 km² de desmatamento neste ano, Leite fez o cálculo. “Cada hectare de mata amazônica tem cerca de 600 árvores, o que dá 60 mil por quilômetro quadrado. A devastação de 2021, terceiro ano na conta de Bolsonaro, ceifou um total aproximado de 800 milhões de árvores, ou 3,75 por habitante. É possível que, para cada quatro árvores derrubadas, outra morra no interior das áreas ainda com cobertura vegetal. Ou seja, 1 bilhão de árvores mortas só neste ano, 83,3 milhões por mês, 2,8 milhões por dia, 116 mil por hora, 2.000 por minuto, 32 por segundo”, enumerou em artigo na Folha de S.Paulo.

Bolsonaro usa notícias de 1985
Na live, ao lado de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente leu duas notícias de 1985, que falavam do risco da Amazônia virar uma “imensidão de areeia”, comparando com reportagem deste ano, sobre a ameaça da floresta chegar a um ponto em que regeneração das árvores não seja possível.

“A mesma xaropada de sempre. Matéria na maioria das pessoas patrocinada por brasileiros, pessoal trabalhando contra seu país. (Por isso) Não tem investimento no Brasil, ou se reduz, não se faz negócio. Daí aumenta o dólar. Aquela complicação toda”.

O presidente, no entando, confirmou que há “desmatamento e queimada ilegal”, mas culpou os países que compram madeira pela devastação.

“Tem desmatamento ilegal? Tem. É só outros países não comprarem madeira nossa. Simples. Tem queimada ilegal? Tem. Mas não é nessa proporção toda que dizem. E nós combatemos isso”.

Mentira em Dubai

Ignorando indicadores do próprio governo, Jair Bolsonaro (Sem partido), mentiu descaradamente em palestra a investidores no Invest in Brasil Forum, em Dubai.

Na abertura do evento, Bolsonaro – que criticou a COP26 dias antes – mentiu ao dizer que a Amazônia “não pega fogo”.

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam realmente o que ela tem. Com toda certeza, uma viagem inesquecível”, afirmou.

O presidente seguiu mentindo sobre a floresta ao dizer que “mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500″.

Em agosto, a Amazônia registrou 28.060 focos de queimadas em agosto. O número está acima da média histórica e é o terceiro maior índice para o mês desde 2010, perdendo apenas para 2019 e 2020, também durante o governo Bolsonaro.

O Inpe afirma ainda que a Amazônia soma 39.427 registros desde o começo do ano até agosto. No ano passado, o mesmo período teve 44.013 focos de incêndio.

Elon Musk para proteger a Amazônia
Em outra frente, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, trabalha para formatar uma parceria com o polêmico trilionário Elon Musk, que confessou nas redes ter patrocinado golpe contra Evo Morales na Bolívia.

“Em breve, @elonmusk estará no Brasil para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink. A gente no @govbr não tem otimismo e não tem pessimismo, a gente faz acontecer!”, tuitou o ministro, que é casado com Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos.

Comentários

Outras Notícias

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia]
Bahia

Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia

06 de Outubro de 2025

Foto: Thuane Maria / GovBA

[Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação]
Saúde

Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação

06 de Outubro de 2025

Foto: Biodiesel Brasil

[Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol]
Saúde

Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

05 de Outubro de 2025

Foto: João Valério/Governo do Estado de SP

[Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília]
Fofoca

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília

05 de Outubro de 2025

Foto: Hungria/Instagram