Lava Jato: Polícia Federal encontra origem de ataque hacker
17 de Junho de 2019 - Tecmundo
Polícia acredita que ataque pode ter brasileiro auxiliando hacker gringo
A Polícia Federal (PF) encontrou a origem do ataque hacker que obteve informações de celulares das autoridades ligadas à Operação Lava Jato. Segundo o G1, a porta que abriu a invasão foi o celular de Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, em abril deste ano.
A infiltração foi por meio do Telegram e por enquanto somente esse app teria sido usado pelos criminosos. Após conseguir acesso ao mensageiro de Janot, o invasor chegou ao grupo de conversa dos magistrados e em seguida conseguiu os números de todos os integrantes. Depois disso, procuradores do Paraná — onde o estrago foi maior—, São Paulo e Rio de Janeiro foram hackeados.
Até agora 10 autoridades já confirmaram serem vítimas nesse mesmo caso e boa parte, mas não todos, tiveram conversas copiadas. Nos quatro inquéritos que investigam essas atividades, os policiais afirmam que boa parte dos smartphones não tinham dupla verificação ativada — ou seja, estavam sem aquela camada de proteção extra.
Polícia acredita que ataque pode ter brasileiro auxiliando hacker gringo
A investigação continua, até porque os oficiais acreditam que os responsáveis por essas ações tinham pleno conhecimento da Lava Jata e quem são os principais envolvidos na operação. Uma das linhas seguidas pelas PFs do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro aborda um invasor brasileiro ou um brasileiro ajudando um gringo.
Não temos visão de que é hackeamento, diz ministro Gilmar Mendes
Na tarde de quinta-feira (13), o ministro Gilmar Mendes comentou a suposta invasão. "Precisamos saber do que se trata, não temos visão segura de que é hackeamento. Esse é o grande problema hoje, no mundo todo. Estamos vivendo essa realidade. Por qualquer descuido nossas mensagens ficam à disposição”, disse . “Evidentemente, que todos nós devemos nos preocupar com essa questão da segurança, é preciso tomar providências em relação a isso, é tema extremamente sério."
Já o The Intercept Brasil, que recentemente divulgou trechos de conversas de procuradores da Lava Jata, inclusive do então juiz Sergio Moro orientando o procurador Deltan Dallagnol (o que é ilegal, de acordo com norma legislativa brasileira), disse ter recebido a reprodução de conversas de sua fonte antes da invasão de celulares pelos hackers.
Comentários
Outras Notícias
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
13 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023